Publicidade
Desenvolvimento
Prefeitura de Seberi retoma áreas pertencentes ao município e vai criar novo distrito industrial
Medida foi aprovada, por meio de projetos de lei, pelo Legislativo Seberiense
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quarta, 21 de maio de 2025 às 13:11h
Atualizado em: quarta, 21 de maio de 2025 às 13:56h

Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira, 20, o prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, detalhou dois projetos de autoria do Executivo e que foram aprovados pelo Legislativo, e irão impactar, diretamente no desenvolvimento do município, principalmente, no que diz respeito à expansão industrial e instalação ou ampliação de empresas às margens da BR-386.
Uma das novidades é a Lei Municipal Nº 5.175 de 2025, que regulariza a área até então, cedida pelo Município de Seberi a Cooperbio, na linha Tesoura, doando à cooperativa 11 hectares, onde estão instaladas as suas atividades. Com isso, a prefeitura retomou 5 hectares do território ao município, onde há projeto para criação de um espaço para eventos, a ser utilizada pelas entidades, como por exemplo, o CTG Querência da Serra.

Publicidade

 

 


Outra medida é a Lei Municipal Nº 5.174 de 2025, que altera a Lei Municipal 2.990, de 2009, e denomina o Parque Municipal de Rodeios Demétrio Vargas de Souza, vinculado ao CTG Querência da Serra, e até então localizado às margens da BR-386, será transferido para os 5 hectares retomados pelo município na linha Tesoura.

Expansão 
O objetivo da mudança é criar um novo distrito industrial às margens da BR-386, para atender a demanda de empresas que visam se instalar no município. O lançamento do projeto deve ser apresentado em breve, mas Balestrin adianta que o local contará com, pelo menos, 30 lotes. Os critérios para ocupação do local ainda serão estabelecidos e divulgados por comissão, formada por equipe técnica e especialmente criada para regular a demanda.
– Seberi vive uma fase de crescimento e desenvolvimento e essas medidas atendem a uma necessidade do setor empresarial que não é de agora. Estamos empenhados em promover melhorias no município, ressaltando que o trabalho realizado não tem como objetivo apenas deixar marcas pessoais, mas sim contribuir com o desenvolvimento coletivo. É dever de cada gestor, junto com sua equipe, buscar sempre mais pela população, como todos os que passaram por aqui fizeram em seus respectivos tempos –, afirmou.

Além disso, o parque de rodeios será transferido para a área ao lado da Cooperbio, onde será viabilizado um local para eventos, administrado pelo município e utilizado também pelo CTG Querência da Serra e outras entidades seberienses. “A ideia é criar um local que possa sediar eventos, ou seja, além do parque de rodeios também haverá a possibilidade de construção de pavilhões e outras estruturas que possam sediar, por exemplo, exposições e outras programações”, acrescentou o prefeito.

Desenvolvimento
Durante a entrevista, que contou com a presença da presidente da Câmara de Vereadores, Mara Falcão; da presidente da Cooperpio, Luiza Pigozzi; e do patrão do CTG Querência da Serra, Arthur Geller; o prefeito explicou que as medidas estavam sendo discutidas com os representantes das partes e foram apresentadas ao Legislativo, após anuência dos envolvidos. “Queremos agradecer ao entendimento das lideranças que representam as entidades, bem como dos vereadores, que entenderam que as mudanças irão beneficiar a todos os seberienses e vão promover o desenvolvimento do nosso município”, destacou Balestrin.

Diálogo
O patrão do CTG, Arthur Gueller, salientou que a entidade apoia a medida porque não havia mais sentido em um local tão nobre como a área onde está o parque de rodeios ser utilizada, no máximo, uma vez ao ano, que é na ocasião do rodeio crioulo promovido pela entidade. “Não temos necessidade de sermos um obstáculo para esse projeto, mas sim sermos colaboradores e parceiros para que a cidade se desenvolva. Não estamos falando apenas de um parque de rodeios, mas de um centro de eventos e também de um novo distrito industrial”, ponderou.
A presidente da Cooperbio, Luiza Pigozzi, confirmou o apoio à medida, que doa, de forma definitiva, 11 hectares de área à cooperativa. A dirigente também confirmou a conquista de mais recursos federais para a entidade, o que amplia para R$ 10 milhões os investimentos que serão feitos na linha Tesoura para a construção da fábrica de bioinsumos no local. “A iniciativa representa um marco tanto para a entidade quanto para o município. Ao longo do processo, realizamos reuniões em que tanto a prefeitura quanto nós, da Cooperbio, apresentamos nossas demandas. Juntos, construímos um projeto muito bom, bonito e significativo. Entendemos que esse é um passo importante para o fortalecimento da cooperativa e também para o desenvolvimento do município”, frisou.
Mara Falcão, presidente da Câmara de Vereadores, reforçou a importância do diálogo neste processo, que foi construído em conjunto. “Entendemos que o município está entrando em um novo momento de crescimento e que precisamos acompanhar esse desenvolvimento. Em nome da Câmara, avaliamos o projeto e votamos favoravelmente de forma unânime, pois acreditamos que ele trará muitos benefícios para a comunidade”, concluiu.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai