Publicidade
Combate ao crime
RS terá força integrada contra organizações criminosas
Acordo de cooperação une esforços de órgãos de segurança
Por: Witor Silva
Publicado em: segunda, 09 de outubro de 2023 às 16:45h

Foi assinado nesta segunda-feira, 9, em Porto Alegre, o acordo de cooperação técnica que estabelece a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado do Rio Grande do Sul (Ficco). A união de esforços será composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal e as forças estaduais de segurança, como a Polícia Civil, a Brigada Militar e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). O RS se junta aos estados da Bahia e do Rio de Janeiro, que já faziam parte da iniciativa promovida pelo Ministério da Justiça contra o crime organizado.
A Ficco faz parte do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, o Enfoc, lançado há exatamente uma semana pelo ministro da Justiça, Flávio Dino. Por meio dele o governo federal promete injetar R$ 900 milhões em projetos de segurança pública ao longo de três anos.
Um dos principais eixos do Enfoc é a integração institucional e informacional das forças de segurança. Hoje as polícias brasileiras ainda atuam de forma fragmentada, com pouco compartilhamento de informações estratégicas. A ideia é que as corporações ajam de forma mais unida, por meio de um Centro Nacional de Enfrentamento das Organizações Criminosas, que funcionará em Brasília. Essa forma de organização que será espelhada no Rio Grande do Sul.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai