Na cidade de Frederico Westphalen, vive o casal que representa a essência da tradição gaúcha, Marcelino Rizzotto e Alda Pazuch Rizzotto. Pais de duas filhas, Marcia Regina e Andrea Cristina, e avós de três netos, Pedro, Dora e Lais, o casal inspira outros casais a seguirem o mesmo caminho.
Homenageados da Semana Farroupilha de 2023, de Frederico Westphalen, o casal tem um histórico de anos de atuação no tradicionalismo. Marcelino foi peão do CTG Pé no Chão, duas vezes patrão do CTG Rodeio da Querência, do qual por anos participou da diretoria, e por mais de 30 anos o casal foi professor de dança de salão. Além disso, Rizzotto foi presidente da Apae por seis anos.
– Essa é a primeira vez que estamos sendo homenageados na Semana Farroupilha de Frederico Westphalen. Nos sentimos muito felizes e vamos fazer de tudo para que essa seja o maior evento de todos os tempos de Frederico Westphalen – diz Rizzotto.
Juntos há décadas, eles construíram uma história de amor e dedicação à cultura do Rio Grande do Sul. “Antes de conhecer o Marcelino, nunca imaginei que iria usar um vestido de prenda. Sempre achei bonito, mas nunca me imaginava usando. Depois que começamos a namorar, ele me incentivou a frequentar os eventos, e quando coloquei o meu primeiro vestido a sensação que tive foi de amor à primeira vista, me apaixonei pela tradição gaúcha”, complementa Alda.
Nascido e criado em uma família apaixonada pelo tradicionalismo gaúcho, Marcelino Rizzotto, frederiquense de coração, já frequentava os bailes, rodeios e demais eventos. “Sempre gostei, e com o passar dos anos a gente foi gostando mais. Nos casamos depois de uns três anos de namoro, e desde então fomos companheiros um do outro”, diz Marcelino.
Hoje, Marcelino e Alda continuam a ser figuras reconhecidas no cenário gauchesco, inspirando outros a seguirem o mesmo caminho. Atualmente, o casal se dedica a aproveitar a vida ao máximo, participando, quase todos os fins de semana, dos bailes gaúchos e cultivando a tradição.