Publicidade
Cultura Alemã
32ª edição Julifest reúne mais de 600 pessoas!
Evento aconteceu no salão da capela do bairro Aparecida
Por: Redação
Publicado em: domingo, 16 de julho de 2023 às 18:02h
Atualizado em: domingo, 16 de julho de 2023 às 23:07h

O Centro Cultural 25 de Julho realizou neste domingo, 16, a sua 32ª edição da Julifest. O evento aconteceu no salão da capela do bairro Aparecida, em Frederico Westphalen, e também marcou os 32 anos da entidade no município. O evento reuniu mais de 600 pessoas.

Publicidade

 

Preparação

Os participantes do Centro Cultural 25 de Julho trabalharam há mais de três meses para realizar a Julifest. Primeiro foi definida a programação da festa, após, o cardápio e demais detalhes. “Faz um mês que estamos preparando o chucrute, um prato que precisa ser feito com um mês antes, para dar o tempo de ‘curtir’, de pegar bem o tempero”, diz o presidente Igor Sanger.

Os organizadores da 32ª edição da Julifest formaram equipes para organizar o evento. “Temos a equipe de coordenação geral, decoração, equipe que ficará responsável pelo joelho de porco, a de cucas e entrega delas, tortas, entre outros mantimentos, da cozinha, dos galetos, dos cafés, enfim, são diversas equipes, tudo para a gente promover um evento organizado e que ficará na memória de todos os participantes”, complementa.

 

Programação

A programação da 32ª Julifest iniciou às 8h30min deste domingo, 16, com celebração ecumênica; jogos germânicos e dança de integração; almoço típico alemão; apresentações dos grupos de danças folclóricas. Após, foi realizada a dança da polonese e matinê com o Musical Esperança. O cardápio contou com joelho de porco; linguicinha fervida; galeto; chucrute; ovo roxo; arroz branco; mandioca; salada de batata; molho de nuca de porco; farofa; cucas; saladas diversas.

 

Destaque entre renomados festivais do Estado

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o projeto do Centro Cultural 25 de Julho, que foi disputado entre outros 42 renomados eventos, como a Feira do Livro de Porto Alegre e o Festival de Gramado, recebeu, pela primeira vez na história, a autorização para a captação de R$ 2 milhões.

O projeto foi cadastrado na Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e avaliado pelo Conselho Estadual de Cultura. Após aprovado, os representantes e demais participantes do Centro Cultural 25 de Julho deram início na captação de recursos com projetos de incentivo à cultura.

Mais informações você confere na edição digital do AU!

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai