Pode parecer coincidência, mas, há 48 anos, a região do Médio Alto Uruguai viveu um momento bastante doloroso, que deixou cicatrizes que não são esquecidas. No dia 27 de janeiro de 1975 ocorreu um incêndio na fábrica Óleos Vegetais Taqurussu S.A, em Taquaruçu do Sul. Trabalhavam no local, 112 pessoas, divididas em três turnos.
Conforme os historiadores, a explosão ocorreu por volta das 9h, com faíscas que iniciaram em duas caldeiras de solvente, atingindo cinco extratores de óleo de soja, que explodiram. Sete pessoas perderam suas vidas devido ao acidente. O estrondo foi ouvido a aproximadamente 10 quilômetros e a fumaça, com mais de 50 metros de altura, podia ser vista da cidade de Frederico Westphalen, a 12 quilômetros de distância.
Para combater as chamas, a comunidade contou com ajuda de cidades próximas, e de Frederico. As empresas enviavam bombas de água e extintores.
Vítimas queimadas precisaram de atendimento especializado e foram levadas a Porto Alegre. Um dos pilotos que atuou na remoção foi Pedro Locatelli. Germano Sorensen também tinha um avião pequeno e ajudou. O dentista Dalmor Grapiglia e o médico Alfredo Trevisol acompanharam os feridos até à capital do Rio Grande do Sul.