O torcedor gremista respira mais aliviado após o triunfo diante do Santos na tarde de domingo, 4, na Arena do Grêmio em Porto Alegre. O resultado de 1 a 0 diante dos paulistas quebrou um jejum de seis partidas do imortal sem ganhar e ilustrou também a primeira vitória do treinador Mano Menezes após a sua volta ao Grêmio.
Um duelo de maus tratos à bola
O simpatizante que foi ao estádio acompanhar a partida viu um jogo de pouca criatividade e inspiração das duas equipes, que muito pressionadas arriscavam-se pouco e faziam um jogo burocrático na capital dos gaúchos. O primeiro tempo que havia começado com um maior volume do Grêmio, mas sem nenhuma criação de chances de gol, sofreu com uma reviravolta a partir dos 20 minutos da etapa inicial.
Comandados por Cléber Xavier, a equipe dos Meninos da Vila começou a tomar as principais ações do duelo e rondava a área do goleiro Tiago Volpi, o que deixou o torcedor gremista inconformado nas arquibancadas, que vaiou o time ao final da primeira parte.
Na volta do intervalo, Mano Menezes promoveu a entrada do jovem Alysson Edward, das categorias de base. E foi dele que começaram a surgir as chances mais perigosas do tricolor na partida, que seguia com um zero a zero modorrento. Foi aos 32 minutos da etapa complementar que o zero finalmente saiu do placar, em jogada de Alysson pela direita, que cruzou a bola pra área e após um bate e rebate geral, Cristian Oliveira encobriu o goleiro Gabriel Brazão e deu a vantagem ao Grêmio.
Após o tento marcado, os santistas não tiveram forças para reagir e perderam mais uma vez no campeonato brasileiro, amargando a penúltima colocação da tabela, com apenas quatro pontos.
Três pontos e nada mais
Com a vitória, a equipe de Mano Menezes, que ainda não demonstrou o desempenho esperado pela torcida, subiu seis posições e ocupa a 12ª colocação da tabela com oito pontos. O triunfo também serviu para amenizar o ambiente de muita pressão encima dos jogadores que vinham sido bastante cobrados pelos gremistas pela falta de empenho e dedicação nas últimas partidas, em especial na parte defensiva.