Seja para adequar as contas até o encerramento do exercício atual ou para reduzir as despesas, muitas prefeituras gaúchas adotam o turno único em suas sedes administrativas e em algumas secretarias no fim do ano. Para isso, o horário temporário normalmente é estabelecido por meio de decreto municipal ou enviado um projeto de lei pelo Executivo à Câmara de Vereadores para aprovação.
Alguns municípios da região da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), conforme levantamento realizado pela reportagem do jornal O Alto Uruguai, já estão com o atendimento em horário reduzido, grande parte, no turno da manhã. É o caso das prefeituras de Alpestre, Ametista do Sul, Caiçara, Cristal do Sul, Jaboticaba, Pinheirinho do Vale, Seberi e Vicente Dutra. Planalto reduziu o expediente nos meses de outubro e novembro, mas já retomou o horário normal.
A prática é comum nas prefeituras gaúchas. De acordo com estudo da Famurs, divulgado em 2016, mais de 85% das administrações municipais costuma adotar a redução do horário de funcionamento para adequação das contas no fim do ano, assim como outras medidas, como diminuição de viagens, horas extras e diárias.
Na região, as prefeituras de Cerro Grande, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Iraí, Palmeira das Missões, Pinhal, Planalto, Rodeio Bonito, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre permanecem com funcionamento normal.