Publicidade
Região
Palmitinho declara situação de emergência devido aos estragos do vendaval
Em Vista Alegre, campanha visa auxiliar moradores que perderam tudo em decorrência do fenômeno climático
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 15 de dezembro de 2022 às 10:17h
Atualizado em: quinta, 15 de dezembro de 2022 às 10:20h

Em virtude dos estragos causados pelo vendaval registrado na noite da segunda-feira, 12, o prefeito de Palmitinho, Caetano Albarello, emitiu o Decreto Nº 103, de 14 de dezembro, que declara situação de anormalidade nas áreas do município, com o objetivo de facilitar o atendimento à população atingida. O decreto de situação de emergência tem validade por 180 dias.
Segundo informações do secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Cleber Sponchiado, um levantamento preliminar apontou que cerca de 200 imóveis sofreram algum tipo de dano no município. Algumas residências tiveram todo o telhado removido pela força dos ventos que, conforme registrou a estação meteorológica municipal, atingiu mais de 113 km/h por volta das 22h40min de segunda-feira, 12. Houve registro de cerca de 30 milímetros de chuva.
Equipes das secretarias atuaram em diversas frentes para contabilizar os danos e auxiliar os moradores em situações mais delicadas. Ainda na manhã de terça-feira, 13, não havia mais telhas disponíveis nas lojas da cidade. A Defesa Civil realizou a distribuição de lonas para as residências mais atingidas. As localidades que registraram mais estragos foram a linha Limeira, loteamento Albarello, Centro, linha Posse, proximidades do complexo esportivo, linha Zanella e alguns pontos da ERS-472.
Cerca de sete postes de energia elétrica foram derrubados pelo vento, causando falta de energia elétrica em diversos pontos do município. Equipes da RGE atuaram desde o início da manhã para restabelecer o serviço.
Vista Alegre
Em Vista Alegre, conforme informações da assessoria de imprensa da prefeitura, o laudo técnico que aponta o total de estragos e prejuízos deverá ser finalizado nesta sexta-feira, 16. A administração municipal não descarta a possibilidade de decretar emergência. No município, cerca de 60 casas foram destruídas. 
O município está recebendo doação de móveis, roupas e demais utensílios, que serão doados para às famílias que perderam seus pertences. As doações podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social. Em caso de dúvida, a administração municipal solicita que o interessado ligue para os contatos (55) 3730-1085 ou (55) 9 9935-3804, com Daniane Centenaro Queiróz.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai