As intensas atividades diárias, profissionais e pessoais não são empecilho para um grupo de mulheres de Rodeio Bonito doarem carinho e amor às pessoas acometidas pelo câncer. No município, a Liga Rodeiense de Combate ao Câncer é quem atua com mais de 30 assistidas durante e após o tratamento oncológico, ofertando suporte emocional e físico às pacientes. E quem faz parte deste grupo de voluntárias é a Marivete Terezinha Battisti, que atualmente também está como presidente da Liga.
– Tenho uma história emocionante de encontro com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, da qual faço parte desde junho de 2021. Minha mãe teve câncer e em seus últimos dias ficamos no Hospital São José, no quarto da Liga, um quarto específico para pacientes oncológicos, cedido pela casa de saúde e montado pela entidade e por doações da comunidade rodeiense. A partir deste fato, comecei a ficar por dentro da existência da Liga e a participar do grupo. Naquele mesmo mês, fui convidada para ser presidente e aceitei com muito carinho, pois me sinto bem em ajudar as pessoas. Venho de uma família onde aprendi a desenvolver empatia, solidariedade, amor ao próximo – conta Marivete.
Para inspirar
Hoje, Marivete está aposentada como professora estadual, onde trabalhou por 27 anos na Escola José Acadroli, mas no momento trabalha como assessora comercial em uma escola de idiomas e desenvolve esse lindo trabalho na Liga, inspirando outras mulheres por meio da sua dedicação e amor ao próximo.
– Fazer esse trabalho voluntário e estar em contato com essas mulheres guerreiras é um grande aprendizado. Me transformei em numa pessoa melhor, é uma grande evolução espiritual, pois receber o muito obrigado de uma pessoa que eu consegui ajudar fez eu entender o verdadeiro sentido da gratidão. Às vezes, fica um pouco corrido meu dia a dia, ter que dividir o tempo com essa doação voluntária, trabalho, casa e minhas filhas Marieli e Izabela, mas sempre recebi todo apoio delas, são minhas parceiras, ajudam muito e assim já estão aprendendo o quanto é importante praticar a solidariedade e empatia – destaca Marivete.
A Liga Rodeiense
A Liga Rodeiense conta com mais de 70 voluntárias e tem como objetivo ajudar a Secretaria de Saúde e Administração de Rodeio Bonito na conscientização da importância da prevenção do câncer, principalmente de mama e colo de útero, fazendo com que as pacientes se unam para um objetivo comum, fortalecendo-as na sua luta. A entidade se mantém com doações de pessoas físicas e empresas do município, conta com a comercialização de camisetas e sombrinhas e também de eventos, como o Chá da Liga, que já se tornou tradicional, sempre realizado no mês de outubro.
– Gostaria de dizer para as pessoas que nos doarmos em favor ao próximo nos transforma em seres humanos melhores, podemos fazer a diferença, podemos inspirar outras pessoas a tornar esse mundo melhor. O voluntariado transforma. Se alguém quiser contribuir com a nossa causa em prol às pacientes oncológicas de nosso município temos o pix: CNPJ: 28954172000113. Também para quem quiser saber mais sobre as nossas atividades, pode nos procurar pelas redes sociais e se juntar a esta causa. Sozinhas somos pétalas, mas juntas somos rosas – finaliza a presidente.