O Rotary Kids vem conquistando cada vez mais o seu espaço na comunidade de Frederico Westphalen, onde as ações de um grupo de crianças se transformam em grandes exemplos de comprometimento, solidariedade e união. Um clube jovem, com apenas 10 anos, mas que ano a ano cumpre com o seu papel de integrar essas crianças aos princípios rotários, exercitando a liderança e cidadania e ainda fazendo atividades que trazem ensinamentos e que ajudam a comunidade.
Pelo mesmo ideal
Os integrantes do Rotary Kids, ao entrarem para o clube, seguem a mesma linha de pensamento, de querer um mundo onde as pessoas se unam e entrem em ação para causar mudanças duradouras nas suas comunidades. E quem compartilha dessa ideia é a nova presidente, Renata Freo da Rosa, de 11 anos, que há quatro anos integra o grupo.
– Fazer o bem sempre nos inspira a fazer mais, principalmente quando nos divertimos, e é isso que define o Rotary Kids. Para mim, é uma grande responsabilidade estar como presidente, porém, é um sonho realizado, pois antes mesmo de participar das ações do clube já sonhava em assumir a presidência – diz a filha de Márcio da Rosa e Viviane Freo da Rosa, que como integrantes do Rotary Clube Frederico Westphalen Barril deram os bons exemplos e incentivos à Renata para esse lado do voluntariado.
Agora, na presidência, Renata fica como responsável por planejar as reuniões, ajudar a estabelecer metas e novos projetos e incentivar a integração de novos participantes no clube, com a ajuda de todos os demais integrantes. “O resultado só é completo quando trabalhamos em conjunto. Como se trata de um clube formado por crianças até 14 anos, nossas atividades são bastante limitadas, pois precisamos sempre do acompanhamento dos tios e tias dos clubes de Rotary local, mas sempre estamos ativos nas ações”, conta a presidente, que também divide o seu tempo com os estudos, pois está cursando o 6º ano na Escola Nossa Senhora Auxiliadora e também se destaca em sala de aula.
Ações do bem
Dar de si antes de pensar em si é o lema do Rotary Kids e, isso, os integrantes levam muito a sério. “A pandemia alterou o cronograma de muitas ações, como em todas as entidades, mas aos poucos estamos retomando nossas atividades e projetos, com a realização de reuniões presenciais quinzenais. A Clara da Luz Poncio, que me passou a presidência, fez tudo o que foi necessário, lidando com todas as dificuldades impostas pela pandemia, e agora daremos continuidade. De momento estamos trabalhando com o projeto social de recolhimento de tampinhas pet. Também, temos nosso projeto de produção e venda de brigadeiros para arrecadar fundos para possíveis projetos sociais. Neste mês de agosto, iremos participar da gincana do Dia dos Pais idealizada pelos Clubes de Rotaract e Interact locais. Todo o ano participamos de atividades do Dia das Crianças e de Natal junto com os demais clubes da família rotária, com arrecadação de brinquedos e doces para doação. Outras atividades e projetos estão sendo avaliados pelo clube”, destaca a presidente.
Os kids
Fundado em 17 de julho de 2012, o Rotary Kids é um clube com estrutura semelhante a um Interact ou Rotaract, ou até mesmo a um Rotary Club. Tem presidente, secretário, tesoureiro, diretores. Seu objetivo é integrar as crianças aos princípios rotários, dando-lhes atividades que trazem ensinamentos, ajudam a comunidade e ainda atividades que proporcionam diversão.