Sextou e nesta sexta-feira, 5, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja, ou seja, não tem maneira melhor de celebrar essa data a não ser com os amigos e o copo na mão. Com o fim da quarentena e as melhoras relacionadas à Covid-19, a data em 2022 marca a primeira vez que está sendo comemorada em bares e restaurantes sem restrições severas.
Apesar das limitações impostas durante os últimos dois anos, o consumo de bebidas alcoólicas teve um aumento significativo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Consumer Insights da Kantar, empresa especializada em dados, insights e consultoria, boa parte do aumento registrado é composto por um perfil de mulheres na faixa dos 40 anos. Assim, para celebrar a data da queridinha dos brasileiros durante o happy hour, selecionamos alguns tipos de cervejas que mais fazem sucesso em eventos e são as preferidas.
Cerveja tipo Pilsen
As cervejas Pilsen são conhecidas por serem mais leves e suaves, tornando-se ideal para quem gosta de sabores sutis. A nomenclatura faz referência a cidade de origem, que hoje faz parte da República Tcheca, no entanto, a Pilsen apresenta algumas variações alemãs. Ambas opções são claras e com aromas e sabores marcantes do malte e do lúpulo.
A Pilsen pode ser facilmente harmonizada com pratos simples e de sabores não muito fortes, tal qual, queijos leves, amendoins, pastéis e croquetes são ótimas opções para acompanhar. Em resumo, a Pilsen pode ser caracterizada em algumas palavras:
- Leve e descontraída.
- Clara, seca e aromática.
- De amargor médio a alto.
- Vai bem com comida de boteco.
Cerveja tipo Lager
As cervejas Lager são fermentadas por um tipo de levedura que se desenvolve melhor em baixas temperaturas. Assim, é comum serem associadas a cervejas de baixa fermentação. Esse é o tipo de cerveja mais consumida no Brasil, levando em consideração que sua composição tende a ter maior aceitação entre os diferentes paladares, além de ser facilmente harmonizada com diversos tipos de comida. Entre as principais características do tipo Lager estão:
- Baixa fermentação.
- Dourada e filtrada.
- Pode apresentar versões mais escuras.
- Vai bem com comidinhas de boteco ou pratos típicos.
Cerveja tipo Pale Ale
As cervejas do tipo Pale Ale são fermentadas por leveduras de temperaturas mais altas, por isso são conhecidas entre os tipos de cerveja como opções de alta fermentação. Essa é a principal diferença em relação à Lager, que é de baixa fermentação, fazendo com que as Ales sejam muito mais encorpadas, podendo variar entre o doce e o amargo. As principais características da Pale Ale:
- Alta fermentação e maior teor alcoólico.
- Existe versões claras e escuras.
- Vai bem com comidas gordurosas, pois ajuda a "limpar" o paladar.
Cerveja tipo Bock
A cerveja Bock, mais conhecida como cerveja preta, é recomendada para consumo no inverno, por causa do malte marcante e das notas peculiares que se assemelham a caramelo, nozes, café e chocolate. Com o teor alcoólico mais elevado, pode chegar a 8% em alguns casos. As principais características da Bock são:
- Marcante e de teor alcoólico elevado.
- Amargor médio.
- Predominância do malte com notas adocicadas.
- Combina com carnes defumadas.
Cerveja tipo Weissbier
A cerveja Weissbier é a tradicional cerveja alemã, famosa por sua composição de, pelo menos, 50% de malte de trigo, sendo o restante composto por malte de cevada. As Weissbier são cervejas curingas, muito versáteis para combinar com diversos pratos, desde comidas mais leves, como salada ou comida japonesa, até culinárias mais marcantes, como a mexicana. Resumimos as principais características da Weissbier:
- Cerveja de trigo, em colorações claras.
- Colarinho branco e espuma consistente.
- Carbonatada e ácida.
- Vai bem com diversos pratos, tipo, saladas, massas ou carnes.