Para dar atenção especial aos crimes rurais, a Brigada Militar (BM) dará início, a partir do dia 1º de julho, à operação Agro-Hórus. As ações que serão implementadas na região foram apresentadas em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 29, pelo Comandante Regional da BM, tenente-coronel Átila Mesadri Pezzetta e o comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Júnior, na sede do batalhão em Frederico Westphalen.
Serão mais de 100 policiais envolvidos na operação que contará com o emprego de patrulhas específicas para atuar no combate aos delitos cometidos na zona rural, como os casos de abigeato, contrabando de agrotóxicos e descaminho de produtos como vinhos e perfumes.
A operação deve criar uma rede de informações sobre as atividades irregulares para orientar a atuação da polícia. Uma das preocupações da Brigada Militar é o recente aumento do emprego de violência nesses tipos de crime. A polícia também reforçou a importância da colaboração dos produtores rurais.
– Queremos que a comunidade nos informe desses crimes. A BM deve ser acionada sempre que ocorra movimentações suspeitas nos locais. É preciso que haja o registro desses delitos para que possamos criar um mapa de calor que indica onde há a maior incidência de ataques, e assim um maior emprego de policiais – explicou o tenente-coronel Átila Mesadri Pezzetta.
Também haverá o apoio do batalhão de aviação da BM, que prestará suporte aéreo quando necessário, do comando rodoviário e da polícia ambiental.