As atividades para celebrar os 63 anos de emancipação político-administrativa de Seberi iniciaram na quarta-feira, 1º, com a abertura oficial das festividades no largo municipal, em frente à prefeitura. Após, as escolas municipais de ensino fundamental Profª. Drª. Ada Maria Hemielewski e Rosa da Silva Braga realizaram apresentações para o público.
Dando sequência na programação, na quinta-feira, 2, aconteceu a inauguração do Centro de Convivência da Terceira Idade, com uma área coberta total de 339,21 metros quadrados. Para a obra, foram investidos R$ 228.086,42, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, por meio da indicação do Deputado Federal Osmar Terra.
O novo espaço disponibiliza condições para realização de terapia ocupacional, oficinas de artesanato, costura, atividades físicas, jogos e trabalhos manuais. O local contempla ainda um salão para atividades, cozinha, churrasqueira, banheiros e uma área de integração. Segundo o prefeito Adilson Balestrin, o espaço tem como objetivo oferecer acolhimento, proteção e convivência. “Nossa administração está promovendo convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, diz.
Na sexta-feira, 3, no ginásio municipal de esportes, os munícipes prestigiaram e celebraram o aniversário de 63 anos de Seberi com um show gratuito de Rogério Magrão e Banda.
Homenagem aos pioneiros do município
Seguindo as comemorações, o Poder Executivo, em parceria com o Poder Legislativo, realizou no sábado, 4, uma sessão solene de honra ao mérito aos pioneiros de Seberi. Alvino José de Almeida e Maria Tereza de Almeida; Argemiro Irineu Marques da Costa; Arnaldo Dalla Nora; Frederico Caxambu; Hélio Francisco Sauer; João Sarturi Belmiro; Jovenil da Silva; Oneri Borba da Silva; Lucia Levulis; Manoel Queiroz de Azevedo; Nelci Queiroz de Azevedo; Nelcindo Sabino da Silva; Pedro Lotário Simon; Mariza Terezinha Simon; Riciere Dalla Valle; Maria Diva Bazzanella Dalla Valle; Silvino da Silva Viana; Vergulino Machado da Silva; Locildes Sarmento da Silva; e Aldanor Bottene foram os homenageados.
O presidente da Câmara de Vereadores de Seberi, Luiz Carlos Fortes, agradeceu aos pioneiros por serem as primeiras pessoas a contribuir para o desenvolvimento do município. “Esse evento aconteceu para homenagear e reconhecer as pessoas que deram a sua parcela de contribuição para o crescimento e desenvolvimento do nosso município. Para saber para onde vamos é preciso saber de onde viemos, devemos nos espelhar seguir os bons exemplos para dar continuidade a esse belo legado que recebemos de nossos pioneiros”, enfatiza.
1ª SuínoFest reúne grande público
Para celebrar a emancipação político-administrativa do município seberiense, a Associação dos Produtores de Suíno de Seberi (Aprosseb) realizou também no sábado, 4, a 1ª SuínoFest. O evento reuniu cerca de 650 pessoas no CTG Querência da Serra. De acordo com o prefeito de Seberi, Adilson Balestrin, as comemorações foram muito especiais e reforçaram o compromisso de Seberi em prol do desenvolvimento. “Só temos que agradecer a todos que colaboraram e participaram desses momentos, desde a quarta-feira, 1º. Nossa comunidade e nossa cidade mereciam esse reconhecimento pelos 63 anos. Foi tudo muito especial e superou as nossas expectativas”, frisa Balestrin.
As atividades da Semana do Município encerraram no domingo, 5, na missa de Ação de Graças, na Igreja Matriz.