Aos poucos, os festejos populares da cultura de imigração germânica estão retomando suas atividades. Depois de três anos sem participarem presencialmente de encontros folclóricos, os dançarinos do Centro Cultural 25 de Julho, de Frederico Westphalen, estão retornando aos encontros de danças folclóricas.
No dia 7 deste mês, o Volkstanzgruppe Sünnros (adulto) e o Volkstanzgruppe Immer Fröhlich (casais) representaram o Centro Cultural 25 de Julho na 5ª Deutsches Fest, na cidade de Três de Maio, organizada pelo Tanzgruppe Maiblume, com a participação de 15 grupos de danças folclóricas. Já no último domingo, 15, foi a vez do Volkstanzgruppe Die Täubchen (infantil) e do Volkstanzgruppe Edelweiss (edelweis). Com uma comitiva de 50 integrantes, entre pais e dançarinos, os grupos infantil e juvenil participaram do 4ª Kerbfest, promovido pelo Grupo de Danças Ítalo-Germânico de São Miguel do Oeste (SC). Participaram do evento sete grupos folclóricos.
– É emocionante e gratificante poder celebrar esta retomada, presenciando a alegria e motivação dos nossos dançarinos vivenciando estas experiências, que com certeza ficam marcadas na sua memória. É nessa hora que percebemos que todo trabalho e dedicação fazem sentido – destaca Igor Senger, presidente da etnia alemã de Frederico Westphalen.