A construção de uma sede própria para a Delegacia de Polícia Civil de Frederico Westphalen foi pauta central de uma reunião realizada na tarde da segunda-feira, 20, no gabinete do prefeito Orlando Girardi. Participaram do encontro, além de Girardi, o vice-prefeito, Chester Francescatto; a delegada regional Aline Dequi Palma e o delegado de FW, Jacson Oilian Boni. Também foram abordadas outras iniciativas para fortalecer a segurança pública no município.
Segundo a delegada Aline Palma, a estrutura atual da delegacia, localizada em um prédio alugado, não atende às necessidades da população nem ao bom desenvolvimento do trabalho policial. “Levamos ao prefeito, ao vice e a sua equipe os projetos da 14ª Delegacia Regional para a Delegacia de Frederico Westphalen e tratamos da possibilidade de construção de uma sede própria. O espaço atual tornou-se pequeno para atender à demanda”, explicou.
Durante a reunião, a administração municipal demonstrou apoio aos projetos apresentados. “O prefeito e o vice se mostraram parceiros e manifestaram intenção de apoiar a segurança pública no município”, afirmou a delegada.
A construção da nova sede é vista como um passo importante para aprimorar o atendimento à comunidade e implementar iniciativas inovadoras, como a Sala das Margaridas, voltada para o acolhimento de mulheres vítimas de violência, e um cartório especializado na proteção de animais. “Quem sabe, no futuro, poderemos instalar novas delegacias e transformar Frederico em um polo na área da segurança pública”, projetou a delegada.
Aline também pediu o apoio da comunidade para a concretização do projeto. “Com uma nova estrutura, poderemos melhorar significativamente o atendimento e expandir nosso trabalho em benefício de toda a população”, disse. Além disso, destacou a necessidade de reforçar a estrutura da Polícia Civil, enfatizando que todos os demais órgãos integrantes do sistema de segurança e justiça já contam com sedes próprias. Ela mencionou instituições como Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias, Corpo de Bombeiros, Ministério Público e Poder Judiciário, entre outras, como exemplos dessa organização.