Publicidade
Josi Di Domenico
“Fui treinada para ser a fotógrafa que sou hoje”
Por: Susi Cristo
Publicado em: segunda, 20 de maio de 2024 às 17:31h
Atualizado em: segunda, 20 de maio de 2024 às 17:36h

Josi Di Domenico, uma talentosa fotógrafa, atualmente residente nos Estados Unidos, possui uma trajetória que exemplifica resiliência, determinação e fé. Filha de José e Matilde Di Domenico, nascida e criada em Rodeio Bonito, no interior do Rio Grande do Sul, Brasil, Josi foi imersa no mundo da fotografia desde muito cedo, graças à empresa fotográfica de sua família, fundada por seu pai.
Aos 12 anos, ela já trabalhava ao lado de seus irmãos, Claudio e Simone, conciliando seus estudos com o trabalho. Os fins de semana frequentemente eram dedicados a eventos, nos quais ela atuava como assistente de sua irmã. "Fui treinada para ser a fotógrafa que sou hoje. Meu olhar foi lapidado sendo assistente e, posteriormente, editora das fotos de minha irmã. Quando comecei de fato a fotografar, tudo foi muito natural, já estava tudo pronto dentro de mim", compartilha Josi.
Em 2014, Josi iniciou sua carreira solo na fotografia, deixando a cidade onde sua irmã estava estabelecida, em Porto Alegre, e mudando-se para Chapecó (SC). "Foi o lugar onde comecei a ser reconhecida pelo meu nome e me tornei uma referência na fotografia. Até hoje, tenho clientes que vêm para os Estados Unidos e fotografam comigo", destaca. 

Publicidade

A mudança de vida
Em 2016, Josi passou por um dos momentos mais desafiadores de sua vida, viveu o luto pelo seu ex-namorado, e foi nesse momento de dor que ela teve um encontro genuíno com Deus, o que mudou sua vida completamente. Em 2017, ela viajou para os Estados Unidos pela primeira vez para fotografar a gestação de sua amiga Nanda, e em 2018, para fotografar o primeiro ano de sua filha. Foi nesse período que ela tomou a decisão de mudar.
A partir de 2019, Josi estabeleceu residência em Miami, iniciando um novo capítulo em sua vida e carreira. Conhecendo apenas algumas pessoas e confiando que Deus e sua fotografia a levariam para novos lugares, assim começou sua jornada. O boca a boca de seu trabalho se espalhou, conquistando inúmeros clientes na região de Miami, Orlando e New Jersey. Entre as famílias, celebridades e empresários que fotografou, estão Adriana Sant'Anna e Rodrigão, o Pastor André Fernandes e Quézia Cádimo, Nívea Stelmann para a revista Caras, Gabriela e Daniel Stapff, e, mais recentemente, o jogador de futebol Diego Alves com os empresários Carolina Lara, André Duek e Vicente Siciliano Jr. para a empresa de marketing esportivo, Faanz.
– Minha experiência em Miami me proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas e grandes empresários que talvez nunca tivesse a chance de encontrar no Brasil. E ao longo da minha jornada de autoconhecimento, passei a enxergar além das aparências, reconhecendo que por trás de cada nome, da fama, existe um ser humano como eu, com dores, traumas, sonhos e objetivos – conta.

Projetos 
Hoje, residindo em Orlando, Flórida, seu objetivo é expandir como empresária, indo além da fotografia e ensinando a outros fotógrafos o que ela vive e sabe sobre a arte. Josi criou um grupo focado em fotógrafos neste ano, chamado "Crer Ser Fotógrafo". "Esse grupo nasceu em uma madrugada, onde fui literalmente despertada para escrever exatamente como seria, inclusive o nome. E ele tem o intuito de abranger todas as áreas do 'Ser Fotógrafo': profissional, espiritual, financeira, redes sociais, gestão, enfim, tudo o que precisamos saber como pessoas, fotógrafos e empresários. Já contamos com 140 fotógrafos de vários lugares do mundo. Realizamos encontros quinzenais via Zoom. Somos uma família onde trocamos informações, dicas e nos ajudamos sempre. Este processo tem sido maravilhoso e sinto que estou sendo desbloqueada a cada encontro para o verdadeiro propósito da minha vida. E o que sinto é que estou apenas começando", compartilha.
Para acompanhar a trajetória de Josi, você pode segui-la pelo Instagram @josididomenico.


Fonte: Jornal O Alto Uruguai