Publicidade
Mauro Cezar Rosa
Uma jornada de sucesso no cooperativismo
Por: Susi Cristo
Publicado em: sexta, 10 de maio de 2024 às 13:58h
Atualizado em: sexta, 10 de maio de 2024 às 14:42h

Já é notório no nosso dia a dia, que o cooperativismo tornou-se um novo tipo de cultura. Cooperar ganha sentido em cada ação, ocupando o lugar de um modelo de vida que antes era baseado no individualismo. E quem faz parte dessa rede cooperativista é o Mauro Cezar Rosa, que tem contribuído na soma de forças para o bem-comum da comunidade onde está inserido.
– Minha jornada no cooperativismo tem sido uma fonte constante de aprendizado e crescimento. É gratificante fazer parte de uma rede tão sólida e colaborativa, onde o bem-estar coletivo é prioridade – frisa.

Publicidade

De SC para FW
Natural de Seara (SC), Mauro nasceu em meio às atividades da pequena propriedade rural de seus pais, onde a criação de suínos e a produção de leite eram as principais fontes de sustento. No entanto, as limitações financeiras e de investimento o impulsionaram a buscar novas oportunidades. "Eu sabia que precisava ir além das fronteiras da minha cidade para alcançar meus objetivos", compartilha, relembrando os desafios que enfrentou no início de sua carreira.
Após uma breve passagem por Porto Alegre durante seus anos de atividade profissional, entre 1996 e 2008, Mauro passou a residir em Frederico Westphalen, a partir de abril de 1990. Mesmo com suas obrigações profissionais na capital, fazia questão de retornar à região nos fins de semana para aproveitar as atividades locais e manter suas raízes vivas.
Com uma formação em Administração de Empresas, traz consigo uma trajetória acadêmica marcada por algumas mudanças. Inicialmente, deu seus primeiros passos no curso de Engenharia Mecânica, na Unisinos, porém, devido às dificuldades financeiras, não conseguiu dar continuidade. Posteriormente, ingressou na UFSC para cursar Ciências Econômicas, mas as demandas profissionais e logísticas o impediram de concluir o curso. No entanto, não se deixou abalar por esses obstáculos e, aproveitando sua bagagem acadêmica, concluiu sua graduação na Unopar. Indo além, sempre em busca dos seus objetivos, especializou-se em Gestão Pública Municipal, pela UFSC, e Gestão Estratégica pela Fundação Dom Cabral.

Na sociedade
Além de suas responsabilidades como diretor da Públic Consultoria e Serviços, empresa dedicada ao assessoramento e apoio a organizações de pequeno e médio porte, Mauro também dedica parte do seu tempo como diretor de Políticas Públicas no Codemau, há mais de 20 anos, contribuindo para o desenvolvimento de mais de 22 municípios da região. Ainda, atua de forma voluntária junto ao conselho da capela do bairro Aparecida, desde 1996, e atualmente na diretoria da Associação Empresarial de FW, na Associação Frederiquense de Desenvolvimento (Afred) e apoia e ajuda várias outras instituições da cidade e região.
Seu compromisso com o sistema cooperativista vem desde a infância, quando acompanhava de perto as atividades das cooperativas agropecuárias junto à sua família. Desde 2016, atua como conselheiro de Administração do Sicoob Oestecredi, demonstrando um forte vínculo com o desenvolvimento econômico local.

Novos desafios
Depois de contribuir por mais de oito anos como conselheiro de Administração, agora, em 2024, pela sua jornada de sucesso no meio cooperativista, Mauro foi convidado a assumir o cargo de secretário-geral do conselho do Sicoob Oestecredi. Uma posição que demandará ainda mais tempo e dedicação, mas que ele encara com entusiasmo e determinação. “Ao longo dos anos, aprendi que a dedicação e o compromisso são fundamentais para construir um futuro melhor para nossa comunidade”, afirma Mauro, que aguarda agora pela posse, continuando com a sua contribuição para o progresso da cooperativa e da região como um todo.
– Um dos meus objetivos de vida, para não dizer um projeto, é contribuir para que a cada dia, mais pessoas consigam conhecer, acessar e utilizar das ferramentas do sistema cooperativista, fazendo com que o desenvolvimento econômico e social aconteça para todas as comunidades, amparados nos princípios, valores e propósitos do cooperativismo. Estamos atuando para melhorar cada dia mais a nossa sociedade, deixando um legado de trabalho, seriedade e comprometimento com o nosso semelhante – finaliza Mauro.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai