Publicidade
Tradicionalismo
DTG Poncho Verde é o grande campeão do 36º Enart
CTG Rodeio da Querência, de FW, também foi classificado para a finalíssima, que aconteceu neste domingo, 26
Por: Susi Cristo
Publicado em: segunda, 27 de novembro de 2023 às 09:30h
Atualizado em: segunda, 27 de novembro de 2023 às 09:35h

O 36º Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) anunciou na noite de domingo, 26, que o grande campeão desta edição foi o DTG Poncho Verde, de Panambi, na categoria Danças Tradicionais Força A, principal modalidade do evento. 
A finalíssima da 36ª edição da competição ocorreu no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e essa é a primeira vez que a entidade leva para casa o troféu.
No tablado, o DTG Poncho Verde apresentou “O boi é bicho, mas tem alma sob o couro”. A coreografia fez referência à história dos homens de preto – os tropeiros – que levavam gado para o abate. Mas, no caminho do campo até o matadouro, o tropeiro começa a pensar no destino dos bois e se dá conta de que, embora sejam animais, a alma deles existe e está debaixo do couro.

Publicidade


FW é classificado para a finalíssima
O CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen, fez sua apresentação no encontro na noite de sexta-feira, 24, e classificou-se para a fase final. O grupo foi formado por 31 dançarinos e concorreu na força B, danças tradicionais, abordando nas coreografias de entrada e saída, a história dos balseiros da região e das mulheres que ficavam esperando seus maridos e que, muitas vezes, não conseguiam retornar. O grupo frederiquense esteve em harmonia durante toda a apresentação, trazendo também muita emoção, tanto por parte dos dançarinos, como o grupo de apoio fora do tablado e ao público que assistiu às apresentações. Mas, na lista de requisitos avaliados pelos jurados, como interpretação artística, correção coreográfica, harmonia de conjunto, grupo musical, entrada e saída e indumentária, o Rodeio da Querência não conseguiu obter o primeiro lugar.
A entidade tradicionalista de FW também contou com a participação na final individual do Enart, modalidade Gaita Piano, com o gaiteiro Natan Ardenghy. 

Vencedores do Enart 2023
Danças Tradicionais Força A
1º lugar: DTG Poncho Verde, de Panambi (9ª RT).
2º lugar: PTG Bocal de Prata, de Osório (23ª RT).
3º lugar: CTG Ronda Charrua, de Farroupilha (25ª RT).
4º lugar: CTG Sentinelas do Pago, de Marau (7ª RT).
5º lugar: CTG Tiarayú, de Porto Alegre (1ª RT).

Danças Tradicionais Força B
1º lugar: CTG Querência da Serra, de Cruz Alta (9ª RT).
2º lugar: CTG Estância Velha da Tradição, de Santana do Livramento (18ª RT).
3º lugar: DTG Noel Guarany, de Santa Maria (13ª RT).
4º lugar: Os Desgarrados, de Guaporé (11ª RT). 
5º lugar: CTG Vinte de Setembro, de Santo Ângelo (3ª RT).

Para assistir às apresentações, clique aqui!

Fonte: Jornal O Alto Uruguai