Estudantes da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Nan Ga, localizada na comunidade indígena do Aeroporto, em Iraí, participaram de uma proposta pedagógica que apresentou a Física de forma prática, próxima à realidade local e acessível a todos os alunos. A atividade foi conduzida pela professora Vanda Cristina Tonial Negrello ao longo do primeiro semestre letivo de 2025.
A proposta envolveu alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, com destaque para os estudantes do 3º ano. A atividade não se constituiu como um projeto formal, mas sim como a culminância dos conteúdos trabalhados em sala de aula. A ideia central foi mostrar que a Física está presente em todas as ações do cotidiano, inclusive, nas vivências da aldeia.
Durante as apresentações, os alunos abordaram temas como propagação do calor, energia, velocidade, eletricidade, medidas, imagens e sons. Utilizaram exemplos do dia a dia, como a importância do fogo nas noites frias da aldeia e a formação do arco-íris a partir da refração da luz.
As abordagens revelaram reflexões sobre o universo, a força da gravidade, a astronomia e os conceitos fundamentais da ciência. O objetivo foi tornar o conhecimento científico mais próximo da cultura indígena, valorizando a observação da natureza e a compreensão dos fenômenos de forma simples, didática e envolvente.