A Câmara de Vereadores de Vicente Dutra terá o plenário denominado como “Vereador Rudi Ervino Kirchhof”, conforme Projeto de Resolução nº 2/2025 apresentado pelo vereador e presidente do Legislativo, Evandro Luiz Wolff (MDB). A sessão que homenageou o primeiro presidente da Casa, Rudi Ervino Kirchhof, ocorreu na segunda-feira, 11, contando com a presença da viúva, Gertrudes Schneider.
O homenageado atuou como vereador nas primeiras legislaturas do município, entre 1969 e 1972, e novamente entre 1977 e 1982. A medida teve como objetivo reconhecer a atuação de Kirchhof e sua contribuição para o desenvolvimento e a administração do município.
A história do homenageado
Rudi Ervino Kirchhof nasceu em 12 de julho de 1929, em Poço Verde, Cachoeira do Sul. É filho de Henrique Willi Kirchoff e Luiza Augusta Wrasse. Quando tinha nove anos, a família mudou-se para Águas do Prado, hoje, Vicente Dutra. Concluiu a quinta série no grupo escolar da sede. Em 1948, incorporou no 8º Regimento de Infantaria, em Cruz Alta, onde fez o curso de cabo. Em 1949, retornou a Vicente Dutra e fez um curso de contabilidade, por correspondência, única forma ao alcance para aprimorar seus conhecimentos.
Em 1954 foi nomeado juiz de paz pelo governador Ernesto Dorneles, cargo que exerceu por 24 anos. Na política, em 1963, elegeu-se vereador, atuando por cinco anos na Câmara de FW. Em 1968 se elegeu vereador, agora para o Legislativo de Vicente Dutra, onde foi o primeiro presidente da Câmara. Nesta função, sucedeu o interventor à frente do Executivo Municipal, até a nomeação do prefeito.
Se elegeu vereador novamente em 1976 e, na condição de presidente da Câmara, exerceu a função de prefeito por dois anos. Nas décadas de 1990/2000 foi secretário municipal de Saúde e de Agricultura. Recebeu o título de cidadão vicentino em 2000. Era casado com Gertrudes Schneider. Os filhos são Heinz Edson, Roseli e Margit.