O projeto Small Farm Hub, coordenado pelas mantenedoras Sicredi Conexão e URI campus Frederico Westphalen, promove, na próxima quinta-feira, 27, às 19h30min, uma live com a temática “O futuro do Agro: perspectivas e oportunidades por meio da inovação”. A palestra será realizada pelo CEO da Digifarmz Smart Agriculture, Alexandre Chequim, e poderá ser acompanhada no canal do YouTube do Hub (youtube.com/@HUBDEINOVACAO).
De acordo com os gestores executivos do projeto, Ana Paula Pessotto e Gilson Henrique Panosso, o objetivo do evento é iniciar os diálogos sobre inovação no agro, trazendo experiências bem sucedidas e exemplos de soluções que os agricultores poderão se conectar por meio do hub.
Sobre o Small Farm Hub
O Small Farm Hub é um hub de inovação que tem como objetivo se consolidar como um ambiente promotor da inovação, sendo também espaço propício ao empreendedorismo. Pioneira, a iniciativa é voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes.
Através deste projeto, será possível sensibilizar a cadeia do agro, produzir conteúdos específicos, oferecer acesso a investimentos, capacitação e metodologia para ajudar empresas do setor na cultura de inovação.
AgroTec e Inova RS
O Small Farm Hub faz parte do Agrotec Norte, do Inova RS, feito para toda a comunidade do Estado. O Inova RS é um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul que visa incluir o Estado no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas, entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – quádrupla hélice.
A visão de futuro do Inova RS é que, em 2030, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao Agronegócio e à Saúde.
O Projeto Agrotec Norte é uma rede de inovações para as pequenas propriedades rurais que visa criar um movimento para o desenvolvimento e difusão de tecnologias em parceria com os integrantes da quádrupla hélice regional. Através das diversas ações e iniciativas será possível construir uma rede contínua de colaboração entre os atores do ecossistema local; gerar inovações tecnológicas a partir das necessidades específicas das pequenas propriedades no que tange aos sistemas de gestão e qualidade; melhorar os sistemas produtivos e de processamento de produtos; fomentar o desenvolvimento de máquinas, implementos e equipamentos específicos à realidade das pequenas propriedades; incentivar e fomentar a diversificação produtiva e o agroempreendedorismo sustentável.
Por se tratar de um projeto que visa fortificar o ecossistema regional de inovação, ele é constituído por diversas instituições que coordenam atividades, como a URI/FW, a Universidade de Passo Fundo, o Instituto Federal Farroupilha – Campus de Frederico Westphalen e a Agrare, bem como diversas instituições e organizações parceiras de representatividade regional.