**CONTEÚDO PRODUZIDO COM EXCLUSIVIDADE PELA EQUIPE DO JORNAL O ALTO URUGUAI. PERMITIDA A REPRODUÇÃO, DESDE QUE CITADA A FONTE**
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, atendendo pedido da redação do jornal O Alto Uruguai, que a Ponte da Integração, localizada no km 1 da BR-158/RS, entre Iraí e Palmitos (SC), segue operando normalmente. Conforme o órgão, em 2015 foram concluídas intervenções estruturais, incluindo reforço nos tubulões e nova protensão (técnica de construção civil, que consiste no tensionamento de fios, cordoalhas de aço ou barras de ferro) externa.
– Desta forma, a autarquia garante a trafegabilidade dos cerca de quatro mil veículos que transitam, atualmente, diariamente sobre a estrutura – informa o Dnit, no e-mail encaminhado pela Assessoria de Imprensa do órgão ao jornal O Alto Uruguai. O departamento ressalta, ainda, que foi realizada a vistoria completa na ponte em 2024 e “a equipe técnica segue monitorado mensalmente a travessia, garantindo assim a segurança da estrutura”.
Entenda o caso
Na semana que passou, chamou a atenção matéria divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, informando como preocupante a situação de 727 pontes no país. O tema foi abordado em virtude do desabamento recente de uma ponte entre Tocantins e Maranhão, no dia 22 de dezembro de 2024, o que reforçou os riscos e acendeu o alerta sobre a fragilidade das estruturas em todo o país. Houve mortes.
O relatório, divulgado pela Folha, foi elaborado pelo Dnit, destaca a ponte entre Iraí e Palmitos como uma das estruturas em situação crítica, o que gerou preocupações. Cabe destacar que a travessia, essencial para o transporte e integração entre o Oeste catarinense e o Norte gaúcho, já apresentou sérios problemas em 2014, quando foi interditada devido a danos em um de seus pilares.
Articulação de entidades
O Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), com apoio de entidades como a ACI/CDL de Frederico Westphalen, enviou ao Dnit um ofício solicitando informações técnicas sobre a ponte entre Iraí (RS) e Palmitos (SC). A mobilização busca evitar transtornos maiores, como o fechamento da ponte.
**CONTEÚDO PRODUZIDO COM EXCLUSIVIDADE PELA EQUIPE DO JORNAL O ALTO URUGUAI. PERMITIDA A REPRODUÇÃO, DESDE QUE CITADA A FONTE**