A direção da UFSM-FW realizou na segunda-feira, 10, uma conversa com o comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (37º BPM), o tenente-coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Júnior, e com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Frederico Westphalen, Alessandro Molossi, a respeito de táticas de segurança dentro da instituição de ensino.
Uma das melhorias que passa a vigorar na proteção da universidade é o uso de câmeras de segurança, para monitoramento dos principais pontos do campus. O diretor da UFSM-FW, Braulio Otomar Caron, declarou que a intenção de ampliar a segurança no meio acadêmico já existe há algum tempo.
Segundo o diretor, houve a tentativa desta ação pelas gestões anteriores, mas a redução de recursos da universidade nos últimos anos dificultou a implantação do sistema, que só foi possível no cenário atual devido a uma mobilização de economia financeira, que aconteceu institucionalmente.
Atualmente, a UFSM-FW conta com oito vigilantes em seu quadro de funcionários, e a partir de agora, também fará parte do Cercamento Eletrônico do município, sendo assim monitorada 24h por pessoas especializadas, auxiliando na segurança do campus e de seus estudantes.
– Nós entendemos isso como um passo muito importante para trazer segurança para toda a comunidade acadêmica, de maneira especial a todos os alunos da instituição que, porventura, moram na Casa do Estudante – disse Molossi.