A Administração de Frederico Westphalen, por meio da Secretaria de Agricultura, está realizando a escavação dos doze microaçudes contemplados por meio do programa Avançar na Agropecuária e Desenvolvimento Rural, do Eixo Estratégico Irriga + RS, do governo estadual.
Com o objetivo de minimizar os efeitos da falta de água em períodos de estiagem nas propriedades rurais, o aporte do governo do RS foi destinado especialmente aos municípios que decretaram situação de emergência em virtude da estiagem na safra 2021/2022. Segundo o secretário da Agricultura, Gildo Bussatto, dez dos 12 microaçudes já estão prontos e a finalização da escavação deve acontecer durante o mês de abril.
As inscrições para o programa foram realizadas no início de 2022 no escritório municipal da Emater, onde as propriedades inscritas foram visitadas pela Secretaria de Agricultura e técnicos da Emater. Os 12 beneficiados para o programa foram escolhidos após apreciação do Conselho Agropecuário Municipal. Já no início de 2023, o município foi autorizado a contratar a empresa responsável pela escavação.
– Programas que ajudam o agricultor a armazenar água para períodos de escassez são extremamente importantes no município, uma vez que a região tem sofrido constantemente com períodos de seca, acarretando na falta de água em muitas comunidades e propriedades do interior – destacou o secretário.
A administração municipal tem intensificado ações para minimizar os efeitos da falta de água nas propriedades por meio da perfuração de poços artesianos comunitários, abertura e limpeza de bebedouros e pequenos açudes e transporte de água com caminhões-pipa. Além disso, o município também aprovou a Lei Municipal nº 5.079/2023, que dispõe de incentivo para a construção de cisternas.