A primeira edição do evento No Tom da Conversa de 2023, promovido pela Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen (AEFW), reuniu empresários do município para um momento marcante para a comunidade frederiquense. Neste primeiro almoço-palestra do ano, foi inaugurada a placa de Nelso Razia, empresário do ano de 2022, na galeria de presidentes e empresários do ano da AEFW. Razia esteve acompanhado da família na cerimônia e revelou a placa junto a seu filho e 1º vice-presidente da Associação Empresarial, Juliano Razia Del Paulo.
O evento também contou com a palestra do empresário e proprietário da Agro Dalla Costa que detém o Frigorífico Palmali, de Frederico Westphalen, Ivo Dalla Costa, que apresentou aos participantes do encontro sua trajetória no ramo empresarial. O empresário foi prefeito de Palmas, no Paraná, de 1997 a 2001, presidente da Associação Comercial de Palmas, em 1996, e já atuou no ramo de importação de leitoas no Canadá.
O frigorífico Palmali teve sua abertura em 1987, em Palmas, no Tocantins, trabalhando com a suinocultura, logo após, foi aberta uma unidade em Maringá, no Paraná, com industrializados, e, após em São Paulo, com uma unidade de frangos. Em Frederico Westphalen a unidade foi alocada em outubro de 2020, nas antigas estruturas da JBS/Seara.“Nunca deixamos de olhar o Rio Grande do Sul como um grande produtor de suínos, onde há aptidão, onde tem produção e onde há dedicação, e tivemos a oportunidade de realizar um contrato de arrendamento, com uma opção de compra. E estamos aí com sucesso e satisfeitos com o trabalho e as parcerias com nossos produtores”, destacou Dalla Costa.
Nos anos 80, Ivo Dalla Costa estava no ramo de combustíveis, onde reuniu recursos que possibilitou adquirir a massa falida da empresa Frigoeste em Palmas, onde nasceu a história do frigorífico. “Estamos aí, com 35 anos no ramo, com muita vontade de crescer, de realizar parcerias, e sempre olhando a qualidade, os colaboradores”, disse o empresário.
Confira uma entrevista com Ivo Dalla Costa:
Confira também uma entrevista com Nelson Razia: