O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Cooperbio estão promovendo a 6ª Festa da Semente Crioula, que será realizada no próximo sábado, 11, no Centro Territorial de Cooperação, Educação Ambiental e Agroecologia, na linha Tesoura, em Seberi.
O evento contará com feira, troca de sementes e mudas, palestras, rodas de conversa, celebração ecumênica, apresentações musicais e culturais, bem como atividades de formação, informação e integração. O programa contempla ainda a feira agroecológica com expositores de toda a região e o tradicional almoço com cardápio típico camponês, elaborado a partir de alimentos agroecológicos, produzidos sem veneno e sem aplicação de insumos químicos.
Delegações de todas as regionais do MPA no RS e também de Santa Catarina, bem como representantes de outros Estados e países, já confirmaram presença na festa, que serve ainda para dar abertura às programações dos 10 anos de instalação do Centro de Formação da cooperativa em Seberi.
Para o presidente da Cooperbio, Marcos Joni de Oliveira, a festa representa uma aliança entre o campo e a cidade pela soberania alimentar, onde os camponeses convidam a todos para participar da refeição. “Estendemos a sua mesa em direção a qualquer pessoa que queira provar e comprovar que é possível e necessário produzir alimento sem veneno, sem adubos químicos, sem manipulação genética e com respeito ao meio ambiente”, diz.
Os cartões para o almoço têm custo de R$ 30 para adultos e R$ 15 para crianças de oito a 12 anos. Para aquisição de cartões para o almoço e mais informações sobre o evento, os organizadores disponibilizam contatos pelos telefones (55) 9.9963-7673 ou (54) 9.9687-9490.