Em evento realizado no auditório da URI/FW, na quinta-feira, 15, foi apresentado o anteprojeto do novo prédio da Delegacia de Polícia Civil em FW. A iniciativa atende a demanda proposta pelo Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Delegacia de Polícia Civil (PC), Prefeitura e Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen.
Há quase 12 anos, a Delegacia de Polícia Civil (DP) de Frederico Westphalen está instalada de forma provisória, em um prédio que não possui estrutura adequada e nem mesmo a segurança necessária para funcionar, além de custar cerca de R$ 8 mil mensais em aluguel para o Estado. Já o antigo prédio que abrigava a estrutura da delegacia teve sua ocupação condenada e atualmente abriga o depósito do órgão.
A partir disso, entidades da sociedade frederiquense se uniram com o intuito de juntar forças para a construção deste novo espaço da DP. O plano atual consiste na venda pelo Consepro do terreno que abriga o depósito da PC, somado a um aporte financeiro feito pela prefeitura em troca de um terreno – uma área de 2,1 mil metros quadrados em frente à prefeitura – que atualmente pertence à Secretaria de Segurança Pública (SSP), para a construção de um novo prédio.
O processo administrativo para a troca da titularidade do terreno da SSP já está em andamento e, atualmente, está em avaliação pela Secretaria da Fazenda. Uma vez que o órgão aprove a movimentação, o Executivo e Legislativo agilizam a regulamentação para efetivar a troca. Até lá, as entidades têm se mobilizado para adiantar o processo.
Novo prédio
A URI/FW, por meio de professores e estudantes dos cursos de Arquitetura & Urbanismo e de Engenharia Civil, desenvolveu o anteprojeto da edificação. É importante destacar que esse é o pontapé inicial e, após a confirmação da construção do prédio, uma empresa será contratada por meio de licitação para a produção do projeto executivo e demais processos de desenvolvimento.
Os participantes da equipe técnica que apresentaram às autoridades o anteprojeto foram o professor Jean Ricardo Favaretto, o aluno Athos Neves Machado e a aluna Gabriela Piaia Pedon. Também fazem parte do desenvolvimento Lucimery DalMedico e William Widmar Cadore.
Conforme o projeto apresentado, a planta do prédio que conta com Subsolo, Térreo, 1º andar e 2° andar, perfazendo 1.200 m² de área, que será implementado em lote situado entre as esquinas das ruas Miguel Couto, Guanabara e José Bonifácio.
Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de FW, José Alberto Panosso, a delegada regional, Aline Dequi Palma, o delegado de FW, Jacson Boni, o presidente da Consepro, Lídio Signori, o presidente da Câmara de Vereadores de FW, Leandro Mazutti, e demais autoridades do município e da região.