Nos dias 30 de novembro a 3 de dezembro, no Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí, em Teresina, no Piauí, sediou o 18º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral. O evento teve como foco a temática "Planejamento e Gestão para Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral" e contou com a presença de estudantes, pesquisadores e profissionais que discutiram questões relacionadas à área.
Dentre as autoridades presentes, destaque para o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, Elzivir Azevedo Guerra; analista em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Evandro Alberto de Sousa; reitor da Universidade Estadual do Piauí, Érico Rodrigues Gomes, professor do IFPI e presidente da Associação de Geólogos do Piauí, além de outras autoridades.
Nos dias do seminário, o público participou de painéis temáticos sobre os seguintes temas: Políticas Públicas de Apoio ao Planejamento e Gestão para Estruturação e Sustentabilidade de APL de Base Mineral; Planejamento Estratégico para a Estruturação e Sustentabilidade de APL de Base Mineral; Gestão e Governança para Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral; Extensionismo Tecnológico e Mineral para Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral; Eficiência energética para Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral.
O engenheiro de Minas, que atua na Coogamai, Anderson Oliveira, foi convidado pelo MCTI para apresentar no painel temático Extensionismo Tecnológico e Mineral para Estruturação e Sustentabilidade dos APL de Base Mineral. Conforme o profissional, o conteúdo da apresentação se baseava em seu case de sucesso e da Coogamai sobre as melhorias e sustentabilidade que a atividade garimpeira vem alcançando nos últimos anos no norte do estado gaúcho, isso com o acompanhamento e visibilidade do Governo Federal.
– Com muito orgulho fui convidado pelo Governo Federal para apresentar o trabalho que viemos desempenhando há anos nas atividades garimpeira da Coogamai. Esse convite vem a brindar um trabalho com muito suor e dedicação e, consecutivamente, nos dando mais forças a seguir lutando em prol da pequena mineração, que sempre atravessa grandes dificuldades e obstáculos de todas as esferas possíveis, até mesmo de quem teria que apoiar essa atividade. Esse respaldo nacional é um exemplo de que não podemos nos esmorecer pelas adversidades, e com muito empenho e esforço podemos conquistar algo maior e melhor –, destacou Anderson.
A apresentação do engenheiro foi alusiva à atividade garimpeira nas áreas da Coogamai e os avanços e aprimoramentos que esse trabalho vem conquistando ao longo dos anos. A atividade do profissional e da entidade chamou a atenção dos participantes que, ao final da apresentação, realizaram diversas perguntas e questionamentos de como se faz a atividade garimpeira na região. Além disso, o engenheiro destacou o viés turístico que a região e, principalmente, o município de Ametista do Sul, vem agregando ao seu dia a dia, despertando um grande interesse do público em geral.
Por fim, pela notoriedade da atividade desempenhada na região, confirmada pelos organizadores do evento, ficou pré-acordado que o evento no ano de 2024 será sediado em Ametista do Sul.