Cidade de Iraí, que sofreu grande impacto pelo fechamento da ponte sobre o rio Uruguai, na divisa com Santa Catarina, através da Associação Comercial e Industrial (ACI), encaminhou um oficio ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitando explicações sobre as notícias vinculadas recentemente onde um relatório da autarquia incluía a travessia localizada no município entre as com riscos estruturais.
A partir da divulgação deste relatório do DNIT pela mídia, a questão se tornou uma preocupação de todas as lideranças regionais em função do grande impacto econômico e social que um provável novo fechamento da ponte poderia trazer, como foi sofrido entre os anos de 2014 e 2015, deixando um prejuízo milionário para as empresas da região, que tiveram transtornos e aumento de custos para poder transitar e realizar suas atividades.
Neste sentido, a ACI de Iraí divulgou uma carta aberta no final da tarde de sexta-feira, 10, externando o questionamento que havia encaminhado ao DNIT e que até o momento permanecia sem resposta. De acordo com o presidente da ACI Marco Antonio Scheffer, as lideranças locais classificam a falta de resposta um desrespeito com a comunidade regional, que já está sendo impactada com a notícia vinculada, gerando insegurança aos usuários da estrutura, incluindo reflexos no turismo regional, uma vez que muitos turistas se deslocam de outros estados acessando a região via ponte.
Entre os questionamentos inclusos no documento, as lideranças de Iraí solicitam:
- Quem são os responsáveis pela manutenção e vistorias na estrutura da ponte? É a autarquia do Rio Grande do Sul ou Santa Catarina?
- Acerca das publicações nas redes sociais, quem foi o responsável pelas informações e qual a fundamentação técnica que traz o risco iminente do colapso da ponte?
- No ano de 2015 foi efetuada uma intervenção estrutural, inclusive sendo executado um reforço na fundação de um dos pilares além de uma nova protensão entre dois vãos. Depois disso, foi efetuada alguma nova intervenção?
- Em caso afirmativo, quais foram as atitudes tomadas para recuperação ou manutenção da estrutura neste período? Em caso negativo, quais serão as próximas intervenções?
- Conforme informado, a ponte é monitorada mensalmente pelo DNIT, que garante a segurança da estrutura. Portanto, é possível afirmar a inexistência de riscos de a estrutura vir a colapso a curto/médio prazo?
Na última segunda-feira, 6, em resposta a questionamento enviado pela redação do jornal O Alto Uruguai, o DNIT afirmou que a ponte está em plenas condições, sem oferecer riscos.
Confira na matéria no link:
Confira abaixo a carta aberta da ACI de Iraí na integra:
A Associação Comercial e Industrial da cidade de Iraí/RS, vem por meio do seu presidente, Marco Antonio Scheffer, solicitar esclarecimentos junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), referente as notícias veiculadas na imprensa regional afirmando que a Ponte da Integração sobre o Rio Uruguai, situada no KM01 da BR386/158, divisa entre os municípios de Iraí/RS e Palmitos/SC, encontra-se em situação crítica, ou seja, com risco de iminente colapso.
De acordo com uma manifestação do DNIT/RS, a ponte segue em pleno funcionamento e, desde a execução do reforço estrutural concluído em 2015, esta vem sendo monitorada mensalmente pela entidade, sendo a última vistoria completa realizada no ano de 2024. Desta forma, com o objetivo de tranquilizar todos os usuários que trafegam pela região, amenizar os prejuízos que um eventual fechamento da ponte causaria aos municípios próximos e afim de esclarecer de uma vez por todas a real situação da estrutura, pede-se o seguinte: Quem são os responsáveis pela manutenção e vistorias na estrutura da ponte? É a autarquia do Rio Grande do Sul ou Santa Catarina? Acerca das publicações nas redes sociais, quem foi o responsável pelas informações e qual a fundamentação técnica que traz o risco iminente do colapso da ponte? No ano de 2015 foi efetuada uma intervenção estrutural, inclusive sendo executado um reforço na fundação de um dos pilares além de uma nova protensão entre dois vãos. Depois disso, foi efetuada alguma nova intervenção? Em caso afirmativo, quais foram as atitudes tomadas para recuperação ou manutenção da estrutura neste período? Em caso negativo, quais serão as próximas intervenções? Conforme informado, a ponte é monitorada mensalmente pelo DNIT, que garante a segurança da estrutura. Portanto, é possível afirmar a inexistência de riscos de a estrutura vir a colapso a curto/médio prazo?
Ressaltamos que o desencontro das informações entre as autarquias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina,sem apresentação de uma justificativa técnica, causam prejuízos irreparáveis a economia da região, em especial ao município de Iraí, principalmente por estarmos em um período de férias escolares, onde nossa economia com vocação turística está sendo afetada pela diminuição do fluxo de veranistas por receio de transitar sobre a ponte. Assim, requeremos aos devidos responsáveis a apresentação de um parecer técnico definitivo, atestando as reais condições da estrutura da Ponte da Integração.
Confira mais detalhes na edição Imprensa deste sábado, 11, do jornal O Alto Uruguai.