A equipe de pesquisadores liderada pelo arqueólogo e diretor da JH Arqueologia e Gestão Cultural, João Heitor Silva Macedo, descobriu um sítio arqueológico pré-histórico, na linha Ponte do Pardo, em Frederico Westphalen. Entre os integrantes da equipe está o frederiquense Fernando Cerutti Franciscatto, graduado em História.
Localizada na Bacia do Rio Uruguai, que inclui partes das microbacias da Várzea, Fortaleza e Guarita, a comunidade está em uma microrregião costeira do rio Uruguai. As características geográficas do local são favoráveis à presença de sítios de grupos caçadores-coletores-pescadores pré-ceramistas e grupos ceramistas horticultores Kaigang e Guaranis.
Durante a visita, a equipe identificou indícios de ocupação humana, por meio da localização de artefatos em lítico (pedra lascada) produzidos pelos caçadores-coletores-pescadores que ocuparam a região há pelo menos 6 mil anos.
Até o momento, o sítio arqueológico identificado pelos pesquisadores é o maior do município, tendo em vista que existem ainda oito sítios registrados no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Os pesquisadores seguem na região nos próximos meses realizando estudos. Diversos municípios serão visitados, por isso, pedem que a comunidade auxilie nas pesquisas, avisando caso haja vestígios em suas cidades. As informações podem ser repassadas à equipe do jornal O Alto Uruguai.