Após 12 anos sem realização, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) pretende realizar o Censo Demográfico em 2022. Tradicionalmente, o instituto realiza a pesquisa a cada 10 anos, contudo, em função da pandemia, o levantamento de 2020 não pôde ser efetuado, tendo o ano de 2010 como data de produção do último Censo que apresenta as principais informações sobre as condições de vida da população de todos os municípios do país, fazendo com que tais dados ficassem desatualizados.
Na manhã desta quarta-feira, 8, representantes do IBGE da agência de Frederico Westphalen articularam uma reunião com lideranças de diversos segmentos da sociedade frederiquense, a fim de apresentar detalhadamente todo o processo que envolverá a realização do Censo Demográfico de 2022.
Agentes ligados à educação regional, lideranças do empresariado e comércio local, representantes da Administração de FW e do Legislativo frederiquense, bem como forças da segurança pública e sindical do município compareceram na reunião.
O coordenador censitário, Cleovane Selbach, responsável por atuar em 14 municípios da região, destacou a importância da divulgação do Censo, que tem como expectativa iniciar entre 31 de março e 1º de junho de 2022 até agosto do mesmo ano.
Processo seletivo para atuar no levantamento
O representante do IBGE, Henrique Piton Martins, responsável por oito municípios da região, pontua que o edital para a contratação de agentes para trabalhar durante o Censo será aberto nos próximos dias. “Com base no processo seletivo anterior, serão disponibilizadas uma vaga para agente censitário municipal, quatro vagas para agentes censitários supervisores e 30 vagas para recenseador”, comenta.
Os profissionais que serão contratados para atuar em FW, irão cobrir 74 setores divididos no território frederiquense.
Confira mais informações sobre a reunião na edição impressa do AU do próximo sábado, 11.