A Administração Municipal de Seberi publicou uma nota oficial nesta sexta-feira, 17, para esclarecer informações divulgadas em um vídeo, publicado nas redes sociais pelo vereador Rafael Queiroz (PP). Segundo o legislador, ele recebeu uma denúncia, da estocagem de insumos – principalmente, ração para cães e gatos, prestes a vencer – doados para auxiliarem o Estado na época das enchentes de 2024, que estariam abandonados na antiga sede da Casa Lar.
O vereador questionou a administração municipal, por meio do vídeo divulgado, o motivo pelo qual os produtos não foram doados para entidades de proteção animal que são mantidas por recursos dos próprios voluntários, como a Associação dos Amigos e Protetores dos Animais de Seberi (Aspas).
O que diz a administração municipal
Por meio de nota, a administração municipal contestou a alegação. Segundo o Executivo, a doação de mais de 500 quilos de ração, realizada em julho de 2024, seguiu todos os trâmites legais e foi formalizada com a assinatura de um Termo de Recebimento pela entidade beneficiada. Uma nova remessa, recebida em novembro, fruto de parceria com a Defesa Civil Estadual, está devidamente armazenada em local adequado, aguardando a formalização de novos pedidos para distribuição.
A administração classificou as acusações como "levianas" e afirmou que a divulgação do vídeo tem motivações políticas, prejudicando os esforços realizados em prol da causa animal. Reforçou, ainda, seu compromisso com a ética e a transparência, ressaltando que continuará aberta ao diálogo com entidades e cidadãos dispostos a contribuir de forma positiva para o bem-estar dos animais em situação de vulnerabilidade.
Confira a nota completa
“NOTA DE ESCLARECIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE SEBERI
A Administração de Seberi vem a público repudiar de forma veemente as informações falsas e mal-intencionadas veiculadas por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, que distorce completamente os fatos e lança acusações infundadas sobre a gestão e a atuação da Defesa Civil Municipal.
No dia 10 de julho de 2024, a Defesa Civil Municipal, em atendimento a um pedido formal de entidade social dedicada ao cuidado animal em nosso município, realizou a doação de aproximadamente mais de 500 Kg de ração, com Termo de Recebimento devidamente assinado pela entidade beneficiada. A doação foi realizada dentro dos parâmetros legais e com o devido acompanhamento, com total transparência e em conformidade com as normativas vigentes.
Em novembro de 2024, a Defesa Civil Municipal recebeu novas doações de ração, fornecidas pela Defesa Civil Estadual, com o objetivo de atender não apenas as entidades sociais que cuidam de animais em situação de rua, mas também os voluntários que, com trabalho árduo e dedicação, se empenham no cuidado desses animais. Após o aceite do pedido, a nova remessa foi cuidadosamente armazenada em local adequado: um prédio público desocupado, mas em condições que garantem a segurança, a limpeza e a integridade do material. As sacas de ração encontram-se armazenadas em local seco, limpo e seguro, sob total controle da equipe da Defesa Civil Municipal, com pleno acompanhamento sobre o estoque e sempre dentro do prazo de validade.
É importante destacar que as rações estão aguardando a formalização de novos pedidos, os quais deverão ser realizados pelas entidades ou cidadãos responsáveis, em conformidade com os procedimentos legais e administrativos estabelecidos para esse tipo de solicitação. Em nenhum momento as rações estiveram "abandonadas", como insinuado no vídeo, muito pelo contrário, elas aguardam serem distribuídas conforme as necessidades concretas e documentadas conforme as demandas formais apresentadas.
Repudiamos as acusações levianas e a tentativa de distorcer a realidade dos fatos com intenções políticas claramente identificáveis. A Administração Municipal de Seberi sempre atuou com transparência, responsabilidade e compromisso com a população. O vídeo divulgado, com informações falsas e com total desinformação, não só prejudica a imagem da Administração, mas também descredibiliza o trabalho sério e responsável que vem sendo realizado.
Esclarecemos que a Defesa Civil Municipal e a Administração Municipal permanecem abertas ao diálogo com todas as entidades e cidadãos que desejam contribuir de forma positiva para a causa animal em nossa cidade. A utilização de informações distorcidas e a disseminação de inverdades apenas causam confusão e prejudicam os verdadeiros esforços de quem trabalha, de fato, para melhorar a vida dos animais em situação de vulnerabilidade.
A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a ética, com a transparência e com o bem-estar da população e dos animais, e continuará trabalhando de forma responsável, sem se deixar intimidar por ações desonestas e de baixo caráter.
Administração Municipal de Seberi
17 de janeiro de 2025”