Publicidade
Saúde
Internações aumentam 50% no HDP devido a casos de influenza
Atendimentos no pronto-socorro também dobraram e uso de máscara segue obrigatório
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 16 de maio de 2025 às 15:30h
Atualizado em: sexta, 16 de maio de 2025 às 15:32h

Diante do crescimento expressivo de casos de Influenza nas últimas semanas, o Hospital Divina Providência (HDP) de Frederico Westphalen adotou novas medidas para garantir a segurança de pacientes e profissionais. Os dados revelam um aumento de 50% nas internações, enquanto os casos que exigem isolamento hospitalar cresceram mais de 300%. Já os atendimentos no pronto-socorro também registraram alta de 50%.
O hospital alerta que o pronto-socorro deve ser procurado apenas em situações de urgência e emergência. Casos de menor gravidade devem buscar alternativas como unidades básicas de saúde, evitando a sobrecarga do sistema e atrasos no atendimento de pacientes em estado mais crítico. A triagem no hospital segue critérios clínicos, e a prioridade é sempre para os casos mais graves.
A instituição reforça que não realiza testes de Influenza ou Covid-19 pelo SUS no pronto-socorro, pois esses exames não fazem parte do protocolo de urgência. Como medida de proteção, continua obrigatório o uso de máscaras nas dependências do hospital. Também é recomendada a restrição de visitas, principalmente, por pessoas com sintomas respiratórios.
Embora a maioria dos quadros de Influenza seja leve, o hospital orienta que a população busque atendimento médico imediato diante de sintomas como dificuldade para respirar, dor ou pressão persistente no peito, confusão mental, febre alta por mais de 72 horas e queda do estado geral, principalmente, em crianças e idosos.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do HDP