O prefeito Evandro Massing liderou, na quarta-feira, 8, uma reunião com o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, para tratar da implantação do curso de Medicina e outros cursos na área da saúde no campus da UFSM em Palmeira das Missões.
De acordo com o prefeito, o projeto encaminhado foi analisado e passará por ajustes finais para sua posterior aprovação. Agora, o projeto retorna para Palmeira das Missões para seus ajustes finais. Estamos debruçados nesta pauta porque entendemos a importância deste curso para a Palmeira das Missões e região", afirmou Massing.
– A implantação do curso de Medicina é uma prioridade para nossa gestão porque representa um sonho para Palmeira das Missões e toda a região. Vamos continuar trabalhando de forma integrada com a UFSM e demais lideranças para superar os desafios e garantir que esse projeto se torne uma realidade – declarou o destacou Evandro Massing.
O diretor do campus da UFSM em Palmeira das Missões, Adriano Lago, destacou a relevância da reunião e os próximos passos do projeto. "A reunião foi boa. Tinha uma boa representatividade do município. Essa foi uma reunião solicitada pelo prefeito para tratar com o reitor sobre os próximos passos. No ano passado, houve a tramitação de um pré-projeto dentro da universidade. O reitor esteve presente em eventos em Palmeira das Missões, e naquele momento foi dito que a universidade faria os trâmites internos do projeto", explicou.
Lago acrescentou que o projeto agora retorna ao campus após análise do Centro de Ciências da Saúde em Santa Maria. "Com base nessa análise, o projeto passará por ajustes e adequações. Depois, será tramitado internamente no campus e, paralelamente, tratado politicamente com diferentes forças do município e da região, ", afirmou o diretor. Ele também destacou que será organizado o time interno da universidade e as forças necessárias da sociedade para realizar os ajustes necessários e, em seguida, encaminhar o projeto definitivo ao Ministério da Educação para sua implantação", completou Lago.
Além do prefeito e do diretor do campus, participaram da reunião, o vice-prefeito, Régis Lorenzoni; a diretora-administrativa do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões, Tatiana Silva; o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Adones; o secretário de Saúde, Sidinei Oliveira; o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Vazarro; e Izaias Malheiros, ex-secretário de Saúde do município. Também participaram do encontro, a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime, e o pró-reitor de Planejamento, Rafael Lazzari.