Santa Catarina enfrenta uma situação alarmante, com 11 pontes em estado crítico ou ruim, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Este levantamento, divulgado pela Folha de São Paulo, revela que o Brasil tem 727 pontes nessas condições. O risco de colapsos ficou ainda mais evidente após o desabamento de uma ponte entre Tocantins e Maranhão no último domingo, 22, gerando um alerta para a fragilidade das estruturas em todo o país.
Uma das pontes mais preocupantes em Santa Catarina é a que atravessa o Rio Uruguai, ligando os municípios de Iraí e Palmitos, na BR-386. Esta ponte já havia apresentado problemas sérios em 2014, quando foi interditada por conta de danos em um de seus pilares, o que gerou grande transtorno para o tráfego na região. A estrutura, que é vital para o transporte entre o Oeste de SC e o Norte do RS, segue, segundo o próprio Dnit, em estado crítico.
As pontes catarinenses que apresentam risco estão distribuídas em rodovias federais essenciais para o escoamento de cargas e o tráfego de veículos. Entre as rodovias afetadas estão a BR-101 (1 ponte), BR-158 (1 ponte), BR-280 (5 pontes), BR-470 (3 pontes) e BR-477 (1 ponte). No entanto, o Dnit não especificou a localização exata de cada estrutura crítica, dificultando um mapeamento mais preciso dos pontos mais vulneráveis.
Especialistas em engenharia civil, como Sérgio Beck, presidente do Instituto Catarinense de Avaliações e Perícia (IBAPE), alertam sobre o risco iminente de desabamento dessas pontes. Beck destacou que a falta de manutenção e inspeção rigorosa pode levar a tragédias como a que ocorreu recentemente no Norte do Brasil, onde uma ponte em estado crítico desabou.
Em resposta, a presidente do Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina, Roberta Maas, anunciou a criação de um grupo técnico em parceria com o Crea e o IBAPE, com o objetivo de identificar os responsáveis pelas obras e cobrar ações urgentes de manutenção nas pontes.
O Dnit, por sua vez, afirmou que a classificação de pontes em condições críticas não implica necessariamente em interdição, mas sim em uma prioridade para ações de recuperação. De acordo com o órgão, seis das 11 pontes em estado crítico em Santa Catarina já estão no Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE), e outras três estão previstas para reabilitação nos próximos anos. A segurança dessas estruturas é monitorada por meio do acompanhamento contínuo das 6.224 Obras de Arte Especiais (OAEs) no país.
Nota divulgada pelo Dnit
Nota oficial do DNIT
O DNIT informa que, no caso das pontes em Santa Catarina, que estão com notas 1 e 2 na classificação do Departamento, essas estruturas estão localizadas na BR-101/SC(uma ponte), BR-158/SC (uma ponte), BR-280/SC (cinco pontes), BR-470/SC (três pontes), e BR-477/SC (uma ponte).
O Departamento salienta que em 2010 implantou o Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE) e, de acordo com o sistema, dessas estruturas com nota 1 e 2 nas rodovias federais sob administração do DNIT em Santa Catarina, seis pontes estão indicadas para receber serviços, uma ponte está selecionada e uma ponte está com reabilitação contratada. Outras três pontes estão com status para reabilitação prevista.
Quanto à classificação se faz necessário esclarecer que, atualmente, as OAEs estão classificadas com notas 1 a 5, com base nas inspeções realizadas pela autarquia. Esta classificação de OAE por notas é feita baseada em normativo técnico do DNIT. Tal normativo tem como um de seus objetivos o de classificar as OAEs com relação às necessidades de ações preventivas e corretivas levantadas em inspeções, auxiliando na tomada de decisão da autarquia e priorizando os investimentos. Vale reforçar que a nota de classificação não é indicador para interditar ou não uma estrutura.
O DNIT reitera que atualmente possui 6.224 Obras de Arte Especiais (OAEs) em todo o país e todas são monitoradas pelo Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais (SGO). Importante ressaltar que as informações dessas estruturas contidas no SGO estão alicerçadas nas inspeções técnicas criadas com base na norma DNIT 010/2004 PRO.