O asfalto no acesso municipal a Novo Tiradentes está tomando forma. Dos 7,8 quilômetros que ligam a cidade até a ERS-323, em Pinhal, três já tiveram a pavimentação concluída. A obra é executada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt). Com contrato no valor de R$ 18,8 milhões, oriundos do Tesouro do Estado, os trabalhos agora se concentram na terraplenagem do km 5,5 até o final do trajeto e em detonações de rochas entre os km 4,2 e 7,4.
– Estamos empenhados em garantir que todos os municípios do interior do Estado tenham ligação asfáltica, promovendo desenvolvimento, renda e bem-estar à população. No caso da ERS-325, certamente os benefícios serão sentidos não só por Novo Tiradentes, mas também pelos municípios vizinhos, como Pinhal, Cristal do Sul e Rodeio Bonito – afirma o secretário Juvir Costella.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, frisa que todas as condições técnicas e financeiras da obra foram atendidas para que o cronograma prossiga sem interrupções. “A execução segue normas rodoviárias de excelência, com supervisão contínua do Daer para assegurar o cumprimento dos padrões técnicos”, detalha.
Para os moradores, as melhorias já são percebidas. O suinocultor Leonan Pires, de Novo Tiradentes, diz que o asfalto reduzirá custos de produção. “Vai beneficiar diretamente a nossa atividade, pois pouparemos tempo de viagem e não teremos mais tantos gastos com a manutenção dos veículos que transportam os suínos", avalia.
A previsão é que o acesso municipal a Novo Tiradentes seja concluído em junho de 2025.