Uma das obras de asfaltamento mais aguardadas da região deverá ser concluída até o fim de 2025, conforme informações da Assessoria de Imprensa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Trata-se do asfaltamento da ERS-591, no trecho que liga o Distrito de Castelinho, em Frederico Westphalen a Ametista do Sul. Os trabalhos foram iniciados ainda em maio do ano passado e são executados pela Encopav Engenharia Ltda.
Atualmente, segundo o departamento, toda a obra se encontra com serviços de terraplenagem, drenagem, sub-base, base e capa asfáltica. Ainda, já foi executada, praticamente, toda a limpeza de faixa de domínio, com 70% de conclusão dos serviços de terraplanagem e drenagem subterrânea. Quanto à sub-base, 60% do trecho já foi finalizado. A base soma cerca de 36% concluída no trecho, com aplicação de 36% de asfaltamento na extensão da obra.
O Daer esclarece que 2,6 quilômetros iniciais do trecho já foram pavimentados com capa asfáltica, incluindo o trevo de acesso ao Distrito de Castelinho. “Neste ponto inicial, deverá ser concluída a sinalização até o final do ano”, acrescenta a assessoria de imprensa do órgão, através de e-mail que responde aos questionamentos do jornal O Alto Uruguai.
O que ainda será feito
Após este segmento inicial até a ponte no limite entre os municípios de Frederico Westphalen e Ametista do Sul serão realizados serviços de escavação em rocha, com execução de detonação. Posteriormente, serão executadas a drenagem e a pavimentação. O Daer esclarece que neste trecho houve ajustes no cronograma devido à necessidade de desapropriação desta área. Os serviços no trecho de Ametista do Sul estão com os dois primeiros quilômetros de sub-base concluídos, faltando a execução da base e da capa asfáltica. Após, será feita a terraplanagem em mais três quilômetros.
Maior fluxo de trânsito
Segundo o Daer, depois da queda da ponte de acesso entre Ametista do Sul e Rodeio Bonito, causada pelas chuvas do mês de maio, o fluxo de trânsito pela ERS-591 aumentou consideravelmente. Cabe salientar que, no trecho, há pontos de "pare e siga" enquanto há obras em meia pista, mas está fluindo com normalidade.
O investimento para o asfaltamento do trecho, era estimado, no início das obras, em um valor total de R$ 13 milhões. Porém, o Daer informa que houve necessidade da inclusão de alguns serviços que não estavam no escopo do projeto. Por isso, foi necessária a readequação de algumas quantidades de serviços previstos em contrato.