Em sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Frederico Westphalen, na última sexta-feira, 30 de agosto, Adriano Luis Libardi e Alexandro dos Santos Nogueira foram considerados culpados pela morte do empresário de Vista Alegre, Leo Luiz Sponchiado, crime ocorrido em 28 de fevereiro de 2020.
Pelo homicídio qualificado, Adriano Luis Libardi recebeu pena de 31 anos, nove meses e 23 três dias de reclusão, em regime fechado. Alexandro dos Santos Nogueira foi sentenciado a 39 nove anos, dois meses e 10 dias de reclusão, também em regime fechado. Ambos já estavam recolhidos ao sistema prisional.
O crime
Por volta das 21h30min do dia 28 de fevereiro de 2020, na linha São Paulo, interior de Vista Alegre, o empresário Leo Luiz Sponchiado foi morto com um tiro na cabeça, enquanto estava na residência da mãe. Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital Santo Antônio, no município de Tenente Portela, mas não resistiu. Segundo as informações divulgadas na época, nada foi levado do local.
De acordo com o Ministério Público do RS (MPRS), a dupla cometeu o crime a mando de uma terceira pessoa. Ainda, no dia seguinte, Libardi e Nogueira assaltaram um casal em Vista Alegre, roubando um carro e outros itens. Dias depois, ambos ainda teriam adulterado as placas do veículo.