A Casa Familiar Rural de Frederico Westphalen abriu as inscrições para a turma 2026 do Ensino Médio com Qualificação em Agricultura Familiar. O período segue até o dia 16 de dezembro, quando será realizado um seminário com as famílias inscritas para apresentação do funcionamento da escola.
Para participar, o estudante deve ter concluído o Ensino Fundamental e ser filho ou filha de agricultores. O objetivo é incentivar a permanência dos jovens no campo e promover a sucessão rural. Ao todo, serão oferecidas 30 vagas.
As inscrições podem ser feitas pelas redes sociais da instituição, pelo telefone (55) 9. 9624-9845 ou diretamente na Casa Familiar Rural.
Início das atividades
As aulas terão início no dia 4 de fevereiro de 2026, quando ocorre também o estágio de vivência. O curso tem duração de três anos e é desenvolvido pela pedagogia da alternância, ou seja, os estudantes passam uma semana em internato na escola e outra em suas propriedades.
Ensino e prática
Além das disciplinas do Ensino Médio, os alunos recebem formação técnica voltada à agricultura familiar. Entre os conteúdos estão administração rural, produção de grãos, criação de animais, fruticultura e tabaco.
Segundo a diretora da Casa Familiar Rural, Dulcineia Zonta, a formação busca preparar os jovens para o vestibular e para a gestão das propriedades. “O diferencial está em unir teoria e prática, possibilitando que os estudantes apliquem o aprendizado em suas propriedades e desenvolvam liderança em suas comunidades”, explicou.
O curso é gratuito. As famílias contribuem apenas com uma taxa simbólica de R$ 40 por alternância e itens de alimentação compartilhados entre os estudantes. A Casa Familiar Rural atende, atualmente, 70 jovens de 14 municípios da região e abrange um total de 18 cidades.