Desde o último sábado, 24, escolas da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE) participam da 47ª Expointer, que acontece em Esteio, até este domingo, 1º de setembro. Entre os destaques estão as escolas técnicas agrícolas e as escolas do campo, que apresentaram na Casa da Embrapa, trabalhos que refletem dinâmicas de inovação e sustentabilidade no meio rural.
A Escola Estadual Carlos Becker, de Alpestre, apresentou o projeto sobre as abelhas sem ferrão, enquanto a Escola Estadual Coronel Finzito, de Erval Seco, falou sobre o plantio e os derivados da cana-de-açúcar. Os alunos da Escola Estadual Estado de Pernambuco, de Liberato Salzano, expuseram o projeto sobre cheiros, sabores e texturas das plantas medicinais, que auxiliam na saúde. Já a Escola Estadual Técnica Celeste Gobatto, de Palmeira das Missões, apresentou o trabalho sobre óleos essenciais na agricultura, como uma alternativa no controle de doenças fungicidas, aliadas ao bem-estar humano.
Para a coordenadora da 20ª CRE, Jogelci do Carmo, participar da Expointer é uma grande oportunidade para os estudantes adquirirem ainda mais conhecimento, desenvolverem seus talentos, além, é claro, de apresentarem os projetos desenvolvidos nas escolas. “Orgulho define a participação dos nossos alunos na maior feira de agronegócios da América Latina. Compartilhar experiências e conhecimento com pessoas de outros lugares é enriquecedor. Parabéns a todos os nossos estudantes, que se dedicam e nos mostram o quanto é importante buscar oportunidades de crescimento”, disse.
A assessora pedagógica da 20ª CRE, Débora Schneider Zanchi, esteve participando da feira e acompanhando a exposição dos trabalhos.