O município de Pinhal conseguiu um bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, destacando-se entre os municípios da região da área da Amzop. As notas foram organizadas em anos iniciais, anos finais e ensino médio.
Segundo resultado do Ideb 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na quarta-feira, 14, o município alcançou a nota 6,6 nos anos iniciais; 5,7 nos anos finais e 4,5 no ensino médio, colocando a educação pinhalense também em evidência.
O Ideb é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação. Por meio dos resultados, as direções escolares conseguem também visualizar os pontos em que a instituição de ensino acertou e quais merecem maior atenção no período. A gestão escolar pode utilizar o Ideb para agir com maior ênfase nas áreas em que os estudantes apresentaram mais dificuldade, sendo que foi criado com esse intuito, no ano de 2007, pelo Inep.