O Dia Internacional do Cooperativismo foi celebrado pela Creluz na quinta-feira, 4, com um evento especial, promovido em conjunto com diversas entidades da região, nas dependências do complexo da cooperativa em Palmeira das Missões. A celebração, focada em práticas sustentáveis e inovações tecnológicas, contou com a inauguração de novas estruturas, na presença de representantes de entidades, universidades, escolas, cooperativas, associações, clubes de serviço e membros da comunidade.
Entre as novas instalações, destacam-se um moderno centro de operação integrado, um call center, um data center operando em ambiente de hiperconvergência e alta disponibilidade, além de um eletroposto de carga rápida e quatro novos veículos utilitários BYD Dolphin Mini 100% elétricos, elevando para 15% a porcentagem de veículos eletrificados na cooperativa.
O evento foi marcado ainda por diversas atividades, com distribuição de mudas de árvores produzidas em seu horto florestal, enquanto a Secretaria de Saúde de Palmeira das Missões, junto com acadêmicos da UFSM e técnicos em enfermagem da Escola Estadual de Educação Básica realizaram atendimentos à população com testes rápidos, vacinação e verificação de pressão arterial. O Sesc também participou com atividades recreativas.
A inauguração do novo eletroposto de carga rápida e a eletrificação da frota fazem parte do projeto de mobilidade elétrica regional implantado pela Creluz em outubro de 2023. Em breve, mais três eletropostos de carga rápida serão instalados em pontos estratégicos no Norte do Rio Grande do Sul, incluindo Boa Vista das Missões, Rodeio Bonito e Frederico Westphalen, o que deixará a região como uma das mais eletrificadas do Brasil.
O projeto de mobilidade elétrica regional visa oferecer benefícios à sociedade durante a transição energética, consolidando o compromisso ambiental da cooperativa com a geração de energia limpa e renovável, por meio de usinas hidrelétricas e solares. Em resposta aos desafios climáticos recentes, a Creluz também implantou uma moderna estrutura de contingência, incluindo a duplicação de data centers, call centers e centros de operação integrados, melhorando a capacidade, disponibilidade e confiabilidade dos serviços de distribuição de energia elétrica.
Representando as cooperativas e associações presentes, o professor da UFSM, Adriano Lago, com vasta experiência em agronomia, agronegócios e cooperativismo, destacou a importância de unir desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Lago fez um resgate histórico do surgimento das cooperativas como soluções para diversas demandas e dificuldades, ressaltando os 180 anos do cooperativismo no mundo e os 150 anos de Palmeira das Missões em 2024, e destacou a liderança da Creluz no processo de descarbonização e sua conexão com as tendências globais, aliando desenvolvimento econômico à sustentabilidade com uma visão estratégica.
O presidente da Creluz, professor Elemar Battisti, falou da importância de celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo com ações práticas que atendem às necessidades dos associados e da comunidade. “São várias entregas que contemplam inovação e sustentabilidade, alinhadas ao processo de transição energética, visando uma economia de baixo carbono e a preservação do meio ambiente. Este evento é de todas as entidades, e no próximo ano poderá ser realizado em outro local e organizado por outra instituição”, afirmou Battisti.