Para desenvolver ações de educação permanente em saúde aos profissionais da área do município de Seberi, com vista a qualificar a atenção à saúde dos idosos, atendendo aos princípios e diretrizes da Rede Bem Cuidar, a URI/FW e o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, firmaram parceria.
As ações do projeto iniciaram no dia 26 de junho, no salão do bairro Aparecida, em Seberi, envolvendo a realização do Encontro com a Pessoa Idosa e a palestra “Cuidados com a Longevidade”, ministrada pelo médico geriatra Júnior Anderson Baldin.
O prefeito Adilson Balestrin esteve presente no evento e ressaltou a parceria com a URI, frisando a importância da universidade para a formação de milhares de pessoas, além do apoio, através de iniciativas, no desenvolvimento da região. “Firmamos este convênio, porque acreditamos na qualidade da formação que a URI oferece, pois nosso objetivo é atender cada vez melhor a nossa população e a URI tem pessoas competentes para ajudar a nossa equipe nesse sentido, além de professores muito capazes de passar orientações aos nossos idosos, para que tenham mais qualidade de vida”, frisa o chefe do Poder Executivo.
A iniciativa
Até o fim de novembro deste ano, o projeto visa qualificar os profissionais para o atendimento das necessidades de saúde das pessoas idosas na atenção primária, fortalecer as ações de cuidado desenvolvidas pela Rede Bem Cuidar no município, e promover espaços de educação em saúde entre a população da terceira idade, visando à promoção de um envelhecimento ativo e saudável.
Estarão participando das capacitações médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e demais profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde.
A URI
A diretora geral da universidade, Elisabete Cerutti, destaca a importância do convite do Município de Seberi, através do prefeito Adilson Balestrin, e da secretária de Saúde, Gracielli Miotto Fiametti, para firmar a parceria visando à capacitação e ressalta os projetos concretizados com o município ao longo da história.
– Temos profissionais que podem fazer as capacitações, com formação na área e com a teoria e prática que agrega o conhecimento. Assim, o nosso papel de estar presente, como universidade comunitária, se cumpre mais uma vez. Hoje, somos uma instituição de ensino superior que oferece formação para a Rede Bem Cuidar e podemos atuar em outros municípios de nossa região. Isso nos fortalece e acelera o desenvolvimento de todos – menciona a diretora.
Rede Bem Cuidar
A Rede Bem Cuidar RS integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (APS) do Governo do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.