O município de Jaboticaba conquistou o segundo melhor resultado da região na Avaliação de Alfabetização na Rede Municipal de Ensino, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), com 85,5 pontos, onde apenas quatro municípios da região conseguiram atingir a meta – Seberi com 83,7; Taquaruçu do Sul, com 84,0; Jaboticaba, com 85,5; e Rodeio Bonito, com 88,6 pontos.
A definição do padrão nacional de alfabetização e o estabelecimento de metas são fundamentais para o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do MEC, assim como a implementação dos sistemas estaduais de avaliação, em articulação com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essa iniciativa permite a divulgação, em 2024, dos primeiros resultados, alinhados nacionalmente, que indicam o percentual de estudantes alfabetizados no país e em cada rede de ensino.
Em reunião com diretores e coordenadores de escolas, a secretária de Educação do município, Queila Ribeiro, destacou os bons resultados que Jaboticaba obteve no indicador Criança Alfabetizada, que revela o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental com o padrão nacional de alfabetização. “Não tenho dúvidas de que é fruto da determinação dos professores e equipe gestora, e vamos avançar ainda mais nos próximos anos”, pontuou Queila.
O indicador Criança Alfabetizada é calculado com base nos resultados das avaliações da alfabetização, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).