A expansão do ensino médio em tempo integral é uma ação prioritária da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para o período 2023-2026, que visa atender à meta do Plano Nacional de Educação de que até 2026, 50% das escolas da rede pública sejam em tempo integral, e que 25% dos alunos estejam matriculados nessa modalidade. São ofertadas 9 horas de aulas diárias em uma matriz curricular própria com 1,5 mil horas de atividades por ano, totalizando 4,5 mil horas até a conclusão do ensino médio.
A iniciativa coloca o estudante e seu projeto de vida como centro do modelo pedagógico e traz, além da formação geral básica, componentes curriculares como projeto de vida, mundo do trabalho, cultura e tecnologias digitais, protagonismo juvenil, estudos orientados, iniciação científica, itinerários formativos, práticas experimentais multidisciplinares e aprofundamento com componentes eletivos escolhidos pelos alunos. Também são oferecidas quatro refeições diárias para a permanência do estudante ao longo do dia na escola.
Neste ano de 2024, essa modalidade foi implantada na Escola Estadual 14 de Maio, de Vicente Dutra, em que diversas atividades diferenciadas são realizadas pelos professores. Para a diretora Marilene Antunes, coordenadora do ensino integral, Ines Machesan, e as coordenadoras de áreas, Elisiane Jorge, Manoela Magalhães Pereira, Ides Moura e Gesseca Camara Lubachewski, as atividades realizadas são importantes para desmistificar algumas disciplinas e, principalmente, o turno integral chegou para contribuir e alavancar o ensino médio gaúcho.