Publicidade
Mobilização
Coogamai poderá ter nova diretoria
Neste sábado, 20, ocorre assembleia geral extraordinária que propõe a troca do comando da entidade
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sexta, 19 de abril de 2024 às 14:52h
Atualizado em: sexta, 19 de abril de 2024 às 14:59h

Ocorre neste sábado, 20, a assembleia geral extraordinária da Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai), com primeira chamada, a partir das 7 horas; segunda chamada às 8 horas e terceira chamada às 9 horas. A convocação foi anunciada no último dia 5, durante ato realizado em frente à sede da entidade, em Ametista do Sul, com a presença de garimpeiros e proprietários de garimpos que integram a associação. Atualmente, a Coogamai conta com 1,5 mil associados.

Publicidade

Os trabalhadores e donos de garimpos cobram a necessidade de mudanças na condução das ações da Coogamai, para que o trabalho nas minas possa ser retomado. As atividades estão paralisadas desde julho do ano passado, após operação de órgãos fiscalizadores que apontaram irregularidades nas atividades, relacionadas ao manuseio e armazenagem de produto explosivo, licenciamentos ambientais, questões trabalhistas, entre outros problemas.

Na pauta da assembleia, conforme publicado em edital, estão a destituição ou permanência da atual diretoria, em cumprimento ao artigo 19 do Estatuto Social; em ocorrendo destituição da atual diretoria, designar administradores e conselheiros provisórios até a posse de novos eleitos; aprovação de contratação de auditoria externa/consultoria para averiguação e organização das contas financeiras da cooperativa e outros assuntos de interesse do quadro social.

Na esfera jurídica, uma audiência de conciliação, entre a Coogamai e a Advocacia Geral da União (AGU) – antes agendada para a quinta-feira, 18, na Vara do Trabalho em FW, foi remarcada para o dia 24, próxima quarta-feira, no modelo telepresencial.

Pedido de apoio

Na semana que passou, uma comitiva formada por garimpeiros, donos de garimpo, prefeito de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski; prefeito de Planalto, Cristiano Gnoatto; vice-prefeito de Planalto, Amarildo Caminski; vereadores e representante do Sindipedras, de Soledade, estiveram em Porto Alegre, participando de audiências com deputados estaduais, visando solicitar apoio à demanda. Também houve uma reunião da comissão com a atual diretoria e advogados do escritório que presta assessoria jurídica à Coogamai.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai