Ceticismo
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 26 de julho de 2024

Ceticismo é um método ou um agente de controle de qualidade; nasceu junto com a filosofia grega (Luiz Felipe Pondé). Na literatura, Machado de Assis usou de ceticismo e ironia em vários de seus personagens como na obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas, onde o protagonista é um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve se dedicar à tarefa de narrar sua própria vida. Uma das fases mais famosas do livro é: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”.                                                  
O agnosticismo se refere aqueles que não acreditam na existência de Deus ou de qualquer outra divindade, porém não nega a possibilidade de existência. O apateísmo é uma contração das palavras apatia e teísmo/ateísmo, também conhecido como ateísmo apático ou ateísmo pragmático, e caracteriza-se pela total apatia ou indiferença em relação à existência de deus(es).
O ateísmo é doutrina ou atitude de espírito que nega categoricamente a existência de Deus, asseverando a inconsistência de qualquer saber ou sentimento direta ou indiretamente religioso, seja aquele calcado na fé ou revelação.
O teísmo é crença na existência de um deus ou deuses - sendo que, no caso de haver mais de um, poderá existir um deus supremo.  O teísmo não é religião. Teísmo é apenas o nome para designar a opinião segundo a qual há um deus - ou vários deuses. Algumas religiões ou correntes filosóficas são teístas; outras são deístas, panteístas e assim por diante. Portanto, pode-se dividir o teísmo em: monoteísmo, politeísmo e henoteísmo.
Podemos acreditar ou duvidar de tudo que ouvimos ou vemos; qualquer das escolhas limitam nosso horizonte. Algumas pessoas imaginam que nosso planeta Terra é plano, e que o ser humano não pisou na lua; o que não causa mal algum, o problema se dá quando os terraplanistas creem em benzimento, medicina alternativa, não acreditam na ciência; sendo contra as vacinas.
Para quem desejar aprofundar seu conhecimento no assunto, indico um livro “Médico de Homens e de Almas de Taylor Cadwell A história de São Lucas é a história da peregrinação de todos os homens através do desespero e das trevas da vida, do sofrimento e da angústia, da dúvida e do cinismo, da rebelião e da esperança até a compreensão de Deus”.
Frases de Carl Sagan: “Alegações extraordinárias exigem prova extraordinária”; e, “um pouco de ceticismo faz bem para todo mundo”; e duvidar ajuda as pessoas e serem menos enganadas”.
 

Fonte: