Ciranda Estadual
*Os textos e artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 12 de julho de 2024

Ciranda Estadual I – A 53ª edição da Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul vai acontecer dias 18, 19 e 20 de julho, em Porto Alegre. A Ciranda Estadual acontece anualmente, no mês de maio, data que em 2024 teve que se postergada, devido a enchente. O local sempre é determinado pela origem da 1ª Prenda Estadual, que nesta edição recebe as candidatas de todo Estado, nas três categorias, para os três dias de provas. 

Ciranda Estadual II – A atual 1ª Prenda do Estado do Rio Grande do Sul é a Anna Júlia dos Santos Fraga, representante do 35 CTG, 1ª Região Tradicionalista, responsável em recepcionar todas as representantes participantes da 53ª Ciranda Cultural, que nesta edição conta com um número recorde de participantes nas três categorias. O local da realização das provas é o Clube do Professor Gaúcho localizado na zona sul de Porto Alegre.

Ciranda Estadual III – A escolha da nova gestão estadual de prendas obedece a uma maratona muito criteriosa de várias provas, através das quais as prendas são avaliadas de diferentes formas, devendo ao final ser classificadas as que melhor representam a cultura e o conhecimento, os dotes artísticos, a desenvoltura, beleza e a expressão da mulher gaúcha. A preparação para a Ciranda Estadual leva um ano e tem o investimento de incontáveis horas de estudos, pesquisas e ensaios. Tem o envolvimento direto da família, primeira apoiadora das candidatas, que também financia todo o processo. 

Ciranda Estadual IV – A 28ª Região Tradicionalista tem três candidatas que irão mais que só participar, também disputar uma faixa de Prenda Estadual. A torcida pelo seu bom desempenho e melhor resultado é grande, pois as três prendas são muito dedicadas e possuem grande potencial para trazer uma faixa para casa. Conheça as participantes da 53ª Ciranda Cultural de Prendas da 28ª Região Tradicionalista:
Estella Souza Albarello, Categoria Mirim, CTG Estância dos Carreteiros de Palmitinho;
Laísa Albarello de Oliveira, Categoria Juvenil, CTG Porteira Aberta de Taquaruçu do Sul;
Karoline Paola Teixeira Cocco, Categoria Adulta, CTG Sentinela da Coxilha de Caiçara;


Congresso – No final de semana seguinte à Ciranda Cultural, acontecerá o 72º Congresso Tradicionalista Gaúcho em Ijuí, promovido pelo MTG e FCG, realizado pela 9ª Região Tradicionalista e CTG Clube Farroupilha, com apoio da Prefeitura Municipal. A abertura oficial do Congresso será na sexta-feira, 26, às 16h, com um desfile pelas principais ruas de Ijuí e o descerramento da placa do Congresso na Praça da República. Na sequência, a programação inclui a Sessão de Instalação e a chegada da Chama Crioula e às 19h, começa a Mostra Cultural. No sábado, 27, às 8h30min acontece a Sessão Solene de Abertura. Às 11h30min, acontecem as apresentações dos Centros Culturais Étnicos no Pavilhão da Igreja Nossa Senhora da Penha, local onde também será servido o almoço ao meio-dia. As apresentações continuam à tarde, seguidas por uma palestra às 13h30min sobre “Acesso aos recursos da cultura para pessoas e instituições tradicionalistas no curto, médio e longo prazo”, ministrada pelo Vice-Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Geziel Souza. A 2ª Sessão Plenária, às 14h, apresentará e analisará proposições, trabalhos, teses e moções. A 3ª Sessão Plenária, às 15h, discutirá o Objetivo Anual, seguindo-se a Sessão Solene de Encerramento às 16h.

Encontro Regional – O 2º Encontro Artístico Regional aconteceu sábado passado no CTG Gaudérios do Rodeio de Rodeio Bonito. A organização estimou a presença de mais de 450 participantes dos elencos de dança dos CTGs, o que garantiu o total sucesso do evento. Registramos os agradecimentos da Coordenadoria da 28ª RT aos organizadores Encontro e ao CTG Gaudérios do Rodeio pela magnífica recepção. 
 

Fonte: