Eleições 2024
*Os textos/artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
sexta, 28 de junho de 2024

Eleições 2024

Neste momento configura-se que teremos quatro chapas majoritárias (prefeito e vice) nas eleições deste ano em Frederico Westphalen. O quadro pode mudar com o andar da carruagem, tendo como destino final as convenções partidárias.

 Convenções

O TSE informa: Partidos e federações poderão realizar, entre 20 de julho e 5 de agosto, convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

 Creluz efetiva

O investimento na substituição dos postes pela Creluz, que iniciou em  1991 foi substancial, refletindo a magnitude do projeto. Foram instalados 47.651 postes. A iniciativa representa um marco importante para a Creluz, fechando um ciclo de desafios enfrentados ao longo dos anos para construir uma rede de distribuição de energia mais moderna e eficiente, informa a Creluz, que tem como presidente Elemar Battisti.

 CIGRES

O consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos – CIGRES, foi constituído em setembro de 2001, com a participação de 13 municípios e iniciou sua operação em 12 de março de 2007. Atualmente são 31 municípios abrangidos pelo CIGRES. A Instituição conta com 85 funcionários e recebe 30 cargas de material diariamente. O atual presidente é Luiz Carlos Benedette, prefeito de Novo Tiradentes.

 Cooperativismo

Márcia Faccin informa que na quarta-feira, 26, aconteceu mais uma importante reunião da Comissão Regional do Cooperativismo, para organizar as ações conjuntas em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo 2024. “Organize -se e venha participar conosco da Feira Regional do Cooperativismo no próximo dia 6 de julho no Calçadão da Praça da Matriz em Frederico Westphalen.

 Mais que diálogo

São viagens e mais viagens de autoridades, de Brasília a Porto Alegre e de Porto Alegre à Brasília, sempre ‘dialogando’ em relação às necessidades dos moradores e empresas afetadas pelas enchentes. Mas, não basta diálogo e apresentação de demandas.

 Resultados

O tempo passa e ações foram efetivadas, mas agora chegou no limite a questão das demandas. Estes pleitos, as necessidades quanto a moradias, ajuda a empresas, infraestrutura e apoio à população em geral são conhecidas demais e de todos. É hora de mais ação e menos teoria e apresentação de demandas. É hora de apresentar resultados.

 Incêndios

Em 2020, a atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante incêndios no Pantanal ao afirmar que a “criminosamente desproporcional” era a “falta de medidas do governo para enfrentar o tamanho do problema da destruição dos biomas brasileiras”. Agora que ela é governo diz que os incêndios são culpa das mudanças climática. Que Ministra sem vergonha.

 

Tributação

As desonerações sempre existiram por causa do nosso manicômio tributário. O grande problema do orçamento é a gastança desenfreada, os desvios e a corrupção”, definiu Bia Kicis.

 

Asfaltamento da ERS-528

O asfaltamento de 18 km da ERS-528, de Pinheirinho do Vale a Palmitinho é conquista, investimento, necessidade, comodidade. O investimento até a fase atual da obra foi de R$ 24,9 milhões. Conquista histórica que precisa ser comemorada. Pinheirinho do Vale um importante polo de produção de suínos, como uma grande produção agrícola e um setor de cerâmica muito forte, tinha necessidade de uma logística mais eficiente.

 

Incêndios

O Pantanal teve a maior quantidade de focos de incêndio já registrada no primeiro semestre desde 1988, quando as queimadas começaram a ser monitoradas por satélites pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Entre 1º de janeiro e 23 de junho deste ano, foram detectados 3.262 queimadas, um número 22 vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado (+2.134%), segundo dados do instituto.

 

Arroz

Ao invés de gastar bilhões de Reais tentando trazer arroz de outros países, usem o dinheiro para comprar arroz gaúcho, que é de qualidade e entreguem a um preço menor para os consumidores. Deixem o dinheiro no Brasil, valorizem nossos produtores, valorizem que trabalha por aqui.

 

Muda Brasil

Chega de falar em combate à fome, inclusão social e mudanças climáticas e nada fazer, na prática, para mudar a situação. Essas ‘autoridades’ de Brasília falam, mas não fazem. Só teoria e demagogia, enquanto empresas e o povo em geral trabalha para pagar os impostos que sustentam essa gente. Aqui incluímos 90 por cento dos governantes e boa parte dos políticos que atuam na Capital Federal.

 

Projeto social

O maior projeto social para os pobres chama se emprego. É preciso criar oportunidades de trabalho, garantindo assim renda às pessoas, além de dignidade. Quem trabalha se realiza e quem vive de esmola do governo se apequena, sem saber.

Fonte: