Qual o seu estilo de vida?
*Os textos/artigos aqui publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, e não traduzem a opinião do jornal O Alto Uruguai e seus colaboradores
terça, 25 de junho de 2024

Estudar a sociedade tem suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida. A parte boa é aprender sobre o dito “cada cabeça, uma sentença”. Quando comecei a trabalhar com a sociologia, me perguntava: porque há tantas opiniões diferentes?
A maturidade profissional foi confirmando as teorias de que as opiniões estão associadas à base de valores morais, às experiências de vida, inteligência emocional e, principalmente, à nossa visão de mundo e estilo de vida. São esses elementos que retratam o nosso perfil e movem a nossa opinião.
Logo, o estilo de vida combina todos estes fatores e inclui aspectos físicos, psicológicos e culturais, que se alteram ao longo do tempo.
O Estilo de Vida Familiar é o mais encontrado nas pesquisas realizadas pelo IPO - Instituto Pesquisas de Opinião. É constituído por aquele tipo de pessoa que prioriza a convivência com a família, gosta de fazer refeições e passear em grupo. Na semana trabalha ou estuda e, no final de semana, convive com a família. As datas festivas são sempre o ápice do ano para esse tipo de pessoa que ama estar com os seus.
Estilo de Vida Saudável é o que está em moda. Tem uma rotina variada, gosta de fazer muitas coisas e pode combinar estilos, mas o foco está na alimentação balanceada, exercícios físicos e higiene pessoal, para que se sinta bem consigo mesmo.
O estilo de Vida Ativo é o daquele que gosta de se sentir livre. Prioriza os movimentos. Faz atividades físicas, gosta de praticar esportes, dançar ou fazer caminhadas na natureza. Está sempre se experimentando e respondendo a novas experiências, incluindo as espirituais.
O estilo de Vida Tradicional é o perfil mais rígido consigo mesmo e, por consequência, com os outros. Adere a valores e costumes culturais. Respeita tradições familiares e religiosas e suas opiniões são menos mutáveis.
Já o estilo de Vida Minimalista ampliou-se após a pandemia. Quem é minimalista tem o foco na simplicidade, não gasta muita energia para ter bens materiais. Se preocupa em reduzir o que é supérfluo e valoriza as experiências. Prefere viajar do que comprar um carro.
No estilo de Vida Digital estão os nerds modernos ou a tendência da juventude. Nasceram conectados e vivem uma intensa relação com a tecnologia e com as redes sociais. Têm certa dependência de dispositivos eletrônicos e chegam a sentir ansiedade se ficarem muito tempo longe das telas. Por vezes, têm dificuldade de socialização e se sentem bem em sua bolha digital.
O Estilo de Vida Workaholic é o daquele que gosta de trabalhar ou vive para o trabalho. Todos conhecemos alguém assim. Têm uma dedicação excessiva ao trabalho e pouco tempo para o descanso.
Alguns chamam de eco chatos, mas os que são do estilo de Vida Ecoconsciente têm preocupação com o meio ambiente, zelam pelo planeta e têm empatia com as outras pessoas. Este propósito guia suas escolhas, preferências e opiniões.
O bon-vivant é o apelido do Estilo de Vida Boêmio. Valorizam os valores da vida e sabem gozá-los. Alguns têm recursos financeiros, outros acham o amigo que tem. Prestigiam a liberdade, criatividade e expressão pessoal. Gostam de noites agitadas, arte e cultura.
Estilo de Vida Aventureiro: Gosta de se experimentar, se desafiar. Busca por viagens, esportes radicais e exploração. Seu objetivo é ter malas sempre prontas, com seus equipamentos e rotas de viagens, com muitas fotos como troféus de sua história.
E você, qual o seu principal estilo de vida?
 

Fonte: